Ministério da Saúde confirma três casos em SP de transmissão local de varíola dos macacos

São três pacientes homens, moradores da capital paulista, com idades entre 24 e 37 anos, sem histórico de viagem para países com casos confirmados.


Feridas em braço do primeiro caso confirmado de varíola dos macacos no Brasil  — Foto: Arquivo pessoal

Feridas em braço do primeiro caso confirmado de varíola dos macacos no Brasil — Foto: Arquivo pessoal

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (23) três casos autóctones (de transmissão local) de varíola dos macacos (monkeypox) no estado de São Paulo. São três pacientes homens, moradores da capital paulista, com idades entre 24 e 37 anos, sem histórico de viagem para países com casos confirmados.

Os casos ainda estão em investigação para a busca de vínculos de transmissão.

Os pacientes estão isolados, com quadro clínico estável, sem complicações e sendo monitorados pelas Secretarias da Saúde do estado e do município.

Até o momento, o Brasil registra 14 casos confirmados para monkeypox, sendo dez em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Onze são importados, com histórico de viagem para Europa, e três são autóctones.

“O Ministério da Saúde, por meio da Sala de Situação e do CIEVS Nacional, segue em articulação direta com o estado de São Paulo para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos. A pasta orienta que casos suspeitos sejam notificados imediatamente”, diz nota.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *