Saúde

Retrospectiva 2025: Prevenção e promoção em Saúde são prioridades

Retrospectiva 2025: Prevenção e promoção em Saúde são prioridades

Vacinação, iniciativas na atenção básica e ferramentas tecnológicas fortalecem ações preventivas na rede municipal

A imagem mostra um menino recebendo uma vacina no braço. Ele veste uma camiseta sem man-gas e segura a manga com a outra mão, deixando o braço exposto. A profissional de saúde, usan-do jaleco branco, segura uma seringa próxima ao braço da criança enquanto aponta o local da aplicação. O ambiente é um local de atendimento médico, com fundo claro e aparência limpa e organizada.

A ampliação da cobertura vacinal é um dos pilares da estratégia de prevenção em saúde na cidade de São Paulo. Com atualização de esquemas contra doenças como meningite, sarampo, tuberculose, dengue, influenza, hepatites e outras, além da realização de campanhas de multivacinação em locais de grande circulação, como estações de trem, terminais de transporte e unidades especializadas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atua no enfrentamento de doenças evitáveis. E em 2025, pode comemorar o aumento da cobertura vacinal da população no enfrentamento de doenças.

Também no cuidado às doenças crônicas e na promoção de hábitos saudáveis, a rede municipal investe em ações integradas na atenção básica, como projetos voltados ao controle da glicemia, incentivo à prática de atividades físicas e atuação de educadores físicos como agentes fundamentais na promoção da saúde e da qualidade de vida. Ao mesmo tempo, programas de apoio ao combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas reforçam a prevenção como estratégia de cuidado contínuo, acolhimento e redução de danos.

A prevenção se dá ainda no enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com a ampliação do acesso a testagem e às profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e à PEP) ao HIV/Aids em canais digitais, estações de prevenção, ações extramuros e máquinas automáticas em pontos estratégicos da cidade. Essas iniciativas ampliam o cuidado, promovem autonomia e garantem respostas rápidas à população, especialmente aos grupos mais vulneráveis.

Os resultados deste conjunto de ações evidenciam uma abordagem ampla e integrada, que articula vacinação, educação em saúde, inovação tecnológica e atenção territorial, reafirmando o compromisso do município com a prevenção como eixo estruturante de um sistema de saúde acessível, eficiente e preparado para todas as demandas de todos os grupos da população.

Nos links abaixo, você conhece um pouco mais sobre algumas iniciativas e resultados na promoção e prevenção em saúde. Confira e acompanhe o portal da SMS.

Modera SP fecha 2025 com 90 mil usuários

Saúde inaugura armários para entrega automática de autotestes em vários locais da capital

Vacinação contra tuberculose: proteção desde a maternidade e atenção redobrada na vida adulta

Prefeitura de São Paulo oferece programas de apoio ao combate às drogas e ao alcoolismo

Saúde da capital atualiza esquema vacinal contra a meningite a partir de 1º de julho

68 mil doses da vacina contra influenza foram aplicadas durante ações de intensificação em terminais e estações da capital

Prefeitura promove Dia D de Vacinação em unidades especializadas em IST/Aids com foco na prevenção da Hepatite A e HPV

Seminário de Pesquisas em IST/Aids anuncia participação da capital em novo estudo de prevenção ao HIV

Estação Prevenção – Jorge Beloqui e canal SPrEP – PrEP e PEP online completam dois anos com mais de 36 mil pessoas atendidas

Terapia Comunitária Integrativa ganha força em São Paulo

Pesquisa ISA Capital 2024 traz panorama atualizado sobre saúde dos paulistanos

Dia mundial de combate ao sedentarismo alerta para a importância de uma vida ativa

Semana Mundial da Imunização: capital amplia cobertura das principais vacinas

Prefeitura promove segundo Dia D de Vacinação com foco na prevenção da Hepatite A e HPV

Quatro estações da CPTM recebem campanha de multivacinação nesta semana

Educadores físicos são essenciais para a promoção da qualidade de vida

Projeto da UBS Vila Prel contribui com a redução dos níveis de glicose no sangue de 90% das pessoas com pré-diabetes e com diabetes

Saúde inaugura terceira máquina de acesso à prevenção do HIV na Estação Tucuruvi

Capital inicia aplicação da dose zero contra o sarampo

Linha de cuidado da doença falciforme se estende a familiares do paciente

Saúde lembra da importância da vacinação contra a dengue

Fonte: Prefeitura.Sp.Gov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *