Esportes

Iniciativa inédita, Prontos Pro Mundo leva 1.000 alunos por ano para intercâmbio no exterior

Iniciativa inédita, Prontos Pro Mundo leva 1.000 alunos por ano para intercâmbio no exterior

Programa soma R$ 53,6 milhões em investimentos e garante intercâmbio gratuito em países de língua inglesa

Cerca de 1.000 estudantes da rede estadual de São Paulo participaram do programa Prontos pro Mundo em 2025. Durante três meses, os alunos vivenciaram a rotina de estudos e também da cultura em países de língua inglesa. No próximo ano, outros 1.000 jovens participarão da iniciativa inédita da Secretaria da Educação do Estado.

Desde sua criação, o Governo de São Paulo já investiu R$ 53,6 milhões no programa, que oferece aulas de idiomas e intercâmbios em países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. Em 2026, a Irlanda também entrará na rota dos intercambistas.

“O Prontos Pro Mundo é o início de uma jornada de conquistas e aprendizados que marcará a vida desses jovens para sempre”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder.

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Seduc-SP. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Durante estadia no exterior, alunos também são beneficiados com uma bolsa-auxílio para despesas pessoais.

Antes das provas para a seleção dos 500 estudantes beneficiados por semestre pelo intercâmbio, 70 mil estudantes são convocados para as aulas preparatórias de língua inglesa.

O mundo para estudantes de todo o estado

A proposta da Educação com o Prontos pro Mundo é beneficiar, com o programa, alunos de todas as cidades paulistas — desde que eles atendam a todos os passos da jornada rumo à viagem de três meses, que envolve ter boas notas no boletim escolar e no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), frequência escolar na escola regular e no curso de inglês, e ser aprovado na prova de proficiência do idioma.

Foi assim que o morador da zona rural da cidade de Cerqueira César, Kauê Gregório, 16 anos, saiu da cidade a 291 quilômetros da capital para andar de avião pela primeira vez com destino ao Canadá. Durante o intercâmbio, ele esteve hospedado na casa de uma família e matriculado em uma escola da cidade de Powell River, na Colúmbia Britânica.

“Eu diria que era um sonho impossível, principalmente quando nós moramos no interior do estado, mas chegou o programa e nós conseguimos”, além de Kauê, outros dois estudantes da mesma unidade de ensino em Cerqueira César, a Escola Estadual Professor José Leite Pinheiro, também são do Prontos pro Mundo. Brian Fernandes, de 17 anos de idade, foi para o Canadá no primeiro semestre de 2025, e Yasmin Gabrielly Leme Carlos, de 16 anos de idade, viajará para a Austrália no primeiro semestre de 2026.

Kauê acaba de voltar para o Brasil e conta que ficou impressionado com a experiência desde que chegou ao aeroporto para a viagem de ida. “Lembro do raio-x, da revista, quando eu cheguei e vi os rapazes trabalhando com os ‘caminhõezinhos’ do lado do avião, perto da turbina. Quando eu entrei no avião, era tudo diferente, as poltronas, os corredores. Tinha uma ‘televisãozinha’, que aparecia a rota até o Canadá. Agora, eu quero viajar de novo. Se der, nós viajaremos o mundo inteiro agora”, diz Kauê.

No Canadá, a rotina de Kauê era completamente diferente da que ele tem em Cerqueira César. Por aqui, ele conta que está acostumado a acordar de madrugada para ajudar o pai a tirar leite de vaca, cortar o trato (o alimento) para vacas e bezerros e auxiliar os avós com os serviços na horta. Em Cerqueira César, ele estuda na parte da tarde. “Lá eu acordava mais tarde, ia para a escola em um horário diferente”.

Agora, Kauê tem novos planos para o futuro. O estudante, que quer fazer a faculdade de engenharia mecânica, já começa a escrever novos planos. “O Prontos pro Mundo me ajudou com o inglês e, agora, eu espero conseguir sair do país e trabalhar fora, mexer com fusca”, diz ele, que é apaixonado por esse tipo de carro.

Fonte: Educacao.Sp.Gov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *