Saúde

Varíola dos macacos: morador de Indaiatuba é 4º caso confirmado em SP

Ministério da Saúde informou que paciente de 28 anos testou positivo nesta quinta (16); ele está em isolamento e apresenta quadro clínico estável.


Varíola dos macacos é semelhante à varíola que já foi erradicada, mas menos severa e menos infecciosa — Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/BBC

Varíola dos macacos é semelhante à varíola que já foi erradicada, mas menos severa e menos infecciosa — Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/BBC

Um morador de Indaiatuba (SP), de 28 anos, é o quarto caso confirmado da varíola dos macacos no estado de São Paulo, e o sexto no Brasil. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, que informou que o caso foi confirmado laboratorialmente nesta quinta (16), pelo Instituto Adolfo Lutz.

“O paciente está em isolamento domiciliar e apresenta quadro clínico estável, sem complicações e sendo monitorado pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município”, diz a nota.

Assim como os outros três casos confirmados no estado, a contaminação é considerada importada, já que o paciente tem histórico de viagem à Europa. Segundo a pasta, todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente, como o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos.

“O Ministério da Saúde, por meio da Sala de Situação de Monkeypox e do CIEVS Nacional, segue em articulação direta com o estado de São Paulo para monitoramento do caso e rastreamento dos contados”, diz o comunicado.

Até o momento o Brasil registra seis casos confirmados, sendo quatro em São Paulo (dois na capital, um em Vinhedo e outro em Indaiatuba), um no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro – há 13 casos suspeitos em investigação.

Foi ao hospital com lesões

O paciente de Indaiatuba com histórico de viagem à Espanha procurou o Hospiptal Santa Ignês, da rede particular da cidade, às 23h30 da última segunda-feira (13). Em nota, a unidade médica informou que o homem de 28 anos apresentava “lesões papulares” e que o plantonista levantou a hipótese de infecção pelo “vírus monkeypox”, “procedendo imediato isolamento do paciente e comunicando a vigilância sanitária do município.”

“Procedemos a coleta de todos os exames conforme protocolo do estado e em comum acordo com a vigilância do município. Paciente segue em isolamento domiciliar sendo acompanhado pela equipe do município”, informa a nota do Hospital Santa Ignês.

Outros casos em SP

São Paulo confirmou na noite de terça (14) um terceiro caso de varíola dos macacos no estado: um homem que reside na capital paulista, de 31 anos, que está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas com bom quadro clínico.

primeiro caso da doença no país foi confirmado no dia 9 de junho pelo Instituto Adolfo Lutz. O paciente, um homem de 41 anos que viajou à Espanha, segundo país com o maior número de casos da doença, foi colocado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital. Ele tem bom estado clínico.

segundo paciente é um homem de 29 anos que viajou à Europa e está isolado em sua casa em Vinhedo, interior de São Paulo.

Sintomas da varíola dos macacos

A varíola dos macacos vai virar uma pandemia?

–:–/–:–

A varíola dos macacos vai virar uma pandemia?

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares
  • Dor nas costas
  • Gânglios (linfonodos) inchados
  • Calafrios
  • Exaustão
  • Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.
  • As lesões passam por cinco estágios antes de cair, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas.
Fique atento aos sintomas da varíola doa macacos — Foto: Getty Images

Fique atento aos sintomas da varíola doa macacos — Foto: Getty Images

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *