Feriado de Corpus Christi deste ano foi antecipado em 2021 na cidade de São Paulo; veja o que abre e fecha na quinta-feira

Feriado de Corpus Christi de 2022 foi antecipado pelo então prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), em 2021. Medida ocorreu durante um período de aumento de casos de Covid-19 para aumentar o isolamento social.


Trânsito congestionado na Avenida 23 de Maio em SP nesta terça-feira (14)  — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Trânsito congestionado na Avenida 23 de Maio em SP nesta terça-feira (14) — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O feriado de Corpus Christi de 2022 foi antecipado para o ano passado pelo então prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), por meio de um decreto municipal publicado em março de 2021. A antecipação foi feita durante um período de aumento de casos de Covid-19 e teve como intuito aumentar o isolamento social e conter o avanço da doença na capital.

Assim, o dia 16 de junho não é feriado em São Paulo. A data vai ser ponto facultativo para servidores municipais da capital. Já empresas privadas podem fazer acordos sobre os dias a serem trabalhados e as formas de compensação das horas.

Não há uma lei federal que considere esta quinta-feira (16) como feriado nacional por conta do Corpus Christi. A previsão pode ocorrer, no entanto, em leis estaduais e municipais. Para servidores federais, a quinta e a sexta-feira constam na lista de pontos facultativos em 2022.

Apesar da antecipação, durante os próximos dias desta semana, alguns serviços públicos municipais e estaduais estão com funcionamento diferenciado na cidade de São Paulo.

Feriado de Corpus Christi altera funcionamento de serviços em SP

–:–/–:–

Feriado de Corpus Christi altera funcionamento de serviços em SP

Confira abaixo as principais mudanças:

Vacinação contra Influenza, Covid-19 e multivacinação

Na capital, serão aplicadas primeiras e segundas doses, além das doses de reforço das vacinas contra o novo coronavírus, gripe, para o público elegível e multivacinação para as crianças a partir de seis meses de idade.

Nesta quinta (16), será disponibilizada a imunização contra Influenza, Covid e Multivacinação nas AMAs/UBSs Integradas da capital paulista, entre 7h e 19h.

Na sexta-feira (17), com a rede totalmente aberta, a vacinação estará disponível nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, e nos megapostos das 8h às 17h.

No sábado (18), a vacinação ocorre nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

Já no domingo (19), a imunização ocorrerá nos parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Ceret e da Juventude. Os postos da Avenida Paulista não vacinarão neste domingo, devido à realização da Parada do Orgulho LGBT.

Vacinação contra a Covid-19 em UBS no centro da cidade de São Paulo. — Foto: NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO

Vacinação contra a Covid-19 em UBS no centro da cidade de São Paulo. — Foto: NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO

Atendimento em Saúde

Veja o funcionamento das unidades de saúde na capital neste feriado prolongado:

QUINTA

Abertos:

  • Hospitais e prontos-socorros;
  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h;
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
  • Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas IV Redenção (Caps AD IV);
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu);
  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, que funcionarão na quinta-feira (16), das 7h às 19h, inclusive para a vacinação contra Covid-19, gripe e multivacinação.

Fechados:

  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
  • Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos) e os Centros Especializados em Reabilitação (CERs);
  • Rede Municipal Especializada (RME) em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids);
  • AMAs Especialidades.

DEMAIS DIAS E SERVIÇOS:

  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas na sexta-feira (17), das 7h às 19h;
  • Os Hospitais Dia (HDs) funcionarão na quinta-feira (16) apenas com demandas internas. Na sexta-feira (17) funcionarão normalmente;
  • Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps III) funcionarão nesta quinta-feira (16) apenas com demandas internas.

Rodízio de veículos

O rodízio municipal de veículos estará suspenso na quinta-feira (16) e na sexta-feira (17).

Serviços bancários

As instituições bancárias estarão fechadas na quinta-feira (16), mas o atendimento ao público voltará a ocorrer normalmente na sexta (17).

“As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis todos os dias para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking)”, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). “Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento em 16 de junho poderão sem pagos, sem acréscimo, no dia subsequente, portanto, na sexta-feira (17)”.

Correios

Nesta quinta (16), as agências dos Correios abrirão normalmente na capital, Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira. Na sexta-feira (17), as agências e o serviço de entrega serão realizados normalmente.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo estarão fechados na quinta-feira (16) em todo estado de São Paulo. O atendimento presencial será retomado na sexta-feira (17), no horário habitual de cada local, com agendamento prévio via site ou aplicativo de celular.

A exceção é para a cidade de Piracicaba que, devido ao feriado municipal, seguirá fechada.

Outros serviços, como renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, Atestado de Antecedentes Criminais e acesso à carteira digital de vacinação contra a Covid-19, podem ser realizados on-line, inclusive no feriado, no portal poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *