Secretaria da Educação de SP pretende vacinar crianças contra Covid dentro das escolas

Pasta informou que a vacinação não será obrigatória para a faixa etária dos 5 aos 11 anos e pais poderão levar os filhos para tomar o imunizante autorizado pela Anvisa nas unidades estaduais de ensino.


Foto mostra seringas com rótulos laranja para aplicação da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos em Chicago, nos Estados Unidos, no dia 11 de dezembro. — Foto: Nam Y. Huh/AP

Foto mostra seringas com rótulos laranja para aplicação da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos em Chicago, nos Estados Unidos, no dia 11 de dezembro. — Foto: Nam Y. Huh/AP

A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo informou nesta terça-feira (4) que pretende vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 dentro das escolas do estado, repetindo o mesmo modelo de vacinação de adolescentes.

A vacinação não será obrigatória para a faixa etária, mas os pais que optarem pela vacinação poderão levar os filhos para tomar o imunizante da Pfizer nas unidades de educação. A pasta informou que se a vacinação realmente começar no mês de janeiro, a campanha será realizada nas escolas da rede estadual que estão abertas para o programa de recuperação intensiva.

Em entrevista ao “Estadão”, o secretário Rossieli Soares, informou que pretende também incentivar a vacinação das crianças dentro das instituições particulares de ensino.

Segundo Rossieli, as escolas estaduais passarão a pedir a carteira de vacinação contra a Covid após o início da campanha para crianças de 5 a 11 anos, mas não vão proibir o acesso às aulas de quem não apresentar o documento.

O secretário informou ainda que o início do ano letivo no estado, previsto para 2 de fevereiro, não está condicionado à vacinação para não prejudicar os alunos.

Ômicron deve se tornar prevalente no estado de SP

Ômicron deve se tornar prevalente no estado de SP

A Pfizer, fabricante do imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a aplicação de crianças dessa faixa etária informou ao SP2 que está em contato com o Ministério da Saúde para viabilizar as doses da vacina ainda no mês de janeiro.

A vacinação para crianças de 5 a 11 anos foi autorizada pela Anvisa em 16 de dezembro.

No entanto, o governo federal, ainda não definiu quando vai iniciar a imunização deste grupo e abriu no dia 23 de dezembro uma consulta pública sobre o tema. A consulta – que incluía a recomendação de que seja exigida uma prescrição médica para vacinar a criança – ficou aberta até o dia 2 de janeiro e foi criticada por especialistas e pelos próprios técnicos da Anvisa.

Nesta terça-feira (4) o governo federal anunciou que a maioria das pessoas que responderam à consulta se opuseram à necessidade de receita médica para imunização dessa faixa etária.

Informou ainda que a maioria das pessoas foi contra obrigatoriedade da vacinação nesta faixa etária. O levantamento, entretanto, não permitia que as pessoas se manifestassem a favor desta obrigatoriedade, ou seja: não havia uma pergunta que questionasse se as pessoas eram a favor da vacinação obrigatória. As perguntas da consulta já haviam sido bastante criticadas por especialistas.

Antes de abrir a consulta, diretores do ministério se reuniram com opositores da vacinação infantil. O presidente Jair Bolsonaro também já manifestou diversas vezes contra a vacinação.

A Secretaria estadual da Saúde de São Paulo já tinha informado que não exigirá prescrição médica para vacinar crianças.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *