Ciro no g1 – trecho: ‘Quero criar uma carreira de Estado para os profissionais de saúde’

Pedetista abriu, nesta segunda-feira (13), série de entrevistas comandadas por Renata Lo Prete, apresentadora do podcast ‘O Assunto’, com pré-candidatos à Presidência da República. Programa foi transmitido ao vivo direto do estúdio do g1, em São Paulo, e pelo GloboPlay.


Ciro Gomes (PDT) responde a pergunta sobre investimentos na saúde pública

–:–/–:–

Ciro Gomes (PDT) responde a pergunta sobre investimentos na saúde pública

Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à Presidência da República nas eleições de outubro, propõe criar uma “carreira de Estado” para os médicos brasileiros. Segundo a proposta, os profissionais fariam um estágio, ainda durante a formação, para atuarem obrigatoriamente nas cidades em que estudam (veja vídeo acima).

O pedetista afirmou que criar esse estágio anterior às especializações está dentro de uma carreira projetada por ele para os médicos e fortaleceria a medicina de família, formando profissionais generalistas e atendendo a 80% das demandas de saúde do país.

“É por isso que eu quero criar uma carreira de estado para que os profissionais de saúde sejam alocados onde eles estão, a formação não seja uma rendição ao corporativismo”, disse.

Ciro deu a declaração nesta segunda-feira (13), na primeira da série de entrevistas comandada por Renata Lo Prete, apresentadora do podcast “O Assunto”, com pré-candidatos à Presidência da República (leia mais ao final desta reportagem). A conversa foi transmitida ao vivo direto do estúdio do g1, em São Paulo, e no GloboPlay.

Ciro também criticou a escolha de trazer ao Brail médicos cubanos, como feito pelo PT com o programa Mais Médicos, e disse que o debate sobre o assunto está “estrangulado”.

“Esses são os limites conceituais de um debate estrangulado. Eu pretendo meter a mão nisso daí.”

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *