Feriado de Corpus Christi: veja o que abre e o que fecha na cidade de São Paulo

Rodízio municipal de veículos está suspenso nesta quinta (17) e nesta sexta (18). Vacinação contra Influenza e Covid ocorrem em AMAs/UBSs Integradas da capital paulista.


Parque da Água Branca, em São Paulo.  — Foto: Reprodução/TV Globo

Parque da Água Branca, em São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo

Durante este feriado prolongado de Corpus Christi, alguns serviços públicos municipais e estaduais estão com funcionamento diferenciado na cidade de São Paulo (confira abaixo).

Nesta quinta-feira (16), o tempo deverá ficar nublado, com sol entre nuvens e termômetros por volta dos 11°C durante a manhã. A temperatura máxima deverá bater na casa dos 23°C nas horas mais quentes do dia, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Vacinação contra Influenza, Covid-19 e multivacinação

Na capital, serão aplicadas primeiras e segundas doses, além das doses de reforço das vacinas contra o novo coronavírus, gripe, para o público elegível e multivacinação para as crianças a partir de seis meses de idade.

Nesta quinta (16), será disponibilizada a imunização contra Influenza, Covid e Multivacinação nas AMAs/UBSs Integradas da capital paulista, entre 7h e 19h.

Na sexta-feira (17), com a rede totalmente aberta, a vacinação estará disponível nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, e nos megapostos das 8h às 17h.

No sábado (18), a vacinação ocorre nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

Já no domingo (19), a imunização ocorrerá nos parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Ceret e da Juventude. Os postos da Avenida Paulista não vacinarão neste domingo, devido à realização da Parada do Orgulho LGBT.

Vacinação contra a Covid-19 em UBS no centro da cidade de São Paulo. — Foto: NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO

Vacinação contra a Covid-19 em UBS no centro da cidade de São Paulo. — Foto: NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO

Atendimento em Saúde

Veja o funcionamento das unidades de saúde na capital neste feriado prolongado:

QUINTA

Abertos:

  • Hospitais e prontos-socorros;
  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h;
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
  • Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas IV Redenção (Caps AD IV);
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu);
  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, que funcionarão na quinta-feira (16), das 7h às 19h, inclusive para a vacinação contra Covid-19, gripe e multivacinação.

Fechados:

  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
  • Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos) e os Centros Especializados em Reabilitação (CERs);
  • Rede Municipal Especializada (RME) em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids);
  • AMAs Especialidades.

DEMAIS DIAS E SERVIÇOS:

  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas na sexta-feira (17), das 7h às 19h;
  • Os Hospitais Dia (HDs) funcionarão na quinta-feira (16) apenas com demandas internas. Na sexta-feira (17) funcionarão normalmente;
  • Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps III) funcionarão nesta quinta-feira (16) apenas com demandas internas.

Saúde animal

As três unidades dos hospitais veterinários das zonas Norte, Sul e Leste estarão fechadas nesta quinta-feira (16) e funcionarão normalmente nesta sexta-feira (17). A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) funcionará em regime de plantão nesta quinta-feira (16).

O Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos não estará aberto ao público nesta quinta-feira (16), e o atendimento retorna na sexta-feira (17). Centro de Controle de Intoxicações (CCI) funcionará na quinta-feira (16).

Além desses equipamentos, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) e a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) estarão em regime de plantão.

CPTM, Metrô e EMTU

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação durante o feriado prolongado.

CPTM

De quinta (16) a domingo (19), todas as linhas controladas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) funcionarão de forma habitual para os respectivos dias.

Metrô

Nesta quinta (16), linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão funcionamento equivalente ao de um sábado. Todas as linhas terão funcionamento normal para dia útil na sexta-feira (17).

No final de semana, a circulação dos trens seguirá a operação de um sábado. Por conta dos eventos na cidade, a operação também será monitorada para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda.

EMTU

Nesta quinta (16) as linhas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de São Paulo seguirão os horários de sábado. Nos dias 17, 18 e 19, a operação volta à habitual para seus respectivos dias – sexta, sábado e domingo.

ViaQuatro e ViaMobilidade

Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, na quinta-feira (16), a operação será equivalente à de um domingo e, na sexta-feira (17), a programação será a mesma de um dia útil normal. No sábado (18) e no domingo (19), a oferta é normal para o fim de semana.

Os trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operada pela ViaMobiliade, funcionarão com oferta e intervalo de sábado na quinta-feira (16). Na sexta-feira (17) e no sábado, funcionarão de forma habitual para os respectivos dias.

Já no domingo (19), devido à realização de serviços de manutenção programada, os trens da Linha 9-Esmeralda irão operar com intervalo de 15 minutos entre as estações Jurubatuba e Grajaú.

SPTrans

Operação dos ônibus

Nesta quinta (16), a circulação da frota de ônibus da São Paulo Transporte (SPTrans) será equivalente à de um sábado e, na sexta (17), como já ocorre em dias úteis.

Os postos de venda e atendimento em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes funcionarão normalmente nesta quinta e sexta, entre 6h e 22h. Já o Posto Central e as lojas Jabaquara e Santana estarão fechadas na quinta (17) e retomarão o funcionamento normal na sexta-feira (18).

Rodízio de veículos

O rodízio municipal de veículos estará suspenso na quinta-feira (16) e na sexta-feira (17).

Serviços bancários

As instituições bancárias estarão fechadas na quinta-feira (16), mas o atendimento ao público voltará a ocorrer normalmente na sexta (17).

“As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis todos os dias para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking)”, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). “Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento em 16 de junho poderão sem pagos, sem acréscimo, no dia subsequente, portanto, na sexta-feira (17)”.

Correios

Nesta quinta (16), as agências dos Correios abrirão normalmente na capital, Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira. Na sexta-feira (17), as agências e o serviço de entrega serão realizados normalmente.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo estarão fechados na quinta-feira (16) em todo estado de São Paulo. O atendimento presencial será retomado na sexta-feira (17), no horário habitual de cada local, com agendamento prévio via site ou aplicativo de celular.

A exceção é para a cidade de Piracicaba que, devido ao feriado municipal, seguirá fechada.

Outros serviços, como renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, Atestado de Antecedentes Criminais e acesso à carteira digital de vacinação contra a Covid-19, podem ser realizados on-line, inclusive no feriado, no portal poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *