Educação

Está em dúvida sobre a profissão? Aplicativo Soutec ajuda a escolher curso técnico; saiba como usar

Ferramenta desenvolvida pela USP de São Carlos, em parceria com universidades federais, ainda aponta as unidades de ensino mais próximas para o estudante chegar ao objetivo.


Aplicativo desenvolvido na USP ajuda na escolha da carreira

Aplicativo desenvolvido na USP ajuda na escolha da carreira

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos e de universidades federais desenvolveram um novo aplicativo, chamado Soutec, que ajuda jovens na escolha da carreira profissional. O lançamento ocorreu na sexta-feira (3), em Brasília.

O app gratuito tem foco nos alunos que estão nos anos finais do ensino fundamental (sexto ao nono ano) e ajuda o estudante a identificar o próprio perfil profissional.

Ainda localiza cursos técnicos que têm potencial para atender os interesses do estudante de forma mais adequada.

Aplicativo Soutec ajuda jovens estudantes a entenderem seu perfil profissional — Foto: Reprodução EPTV

Aplicativo Soutec ajuda jovens estudantes a entenderem seu perfil profissional — Foto: Reprodução EPTV

Como usar o aplicativo

Após baixar o aplicativo, o estudante coloca o seu endereço ou compartilha sua localização para a sugestão de instituições de ensino mais próximas.

São disponibilizados dois testes:

  • Um é de perfil profissional, onde o estudante identifica suas preferências sobre atividades de trabalho em 72 afirmações. Antes do teste é necessário responder perguntas sobre sexo, idade e escolaridade e depois clicar em ‘Iniciar teste’. É possível escolher entre interesse mínimo e máximo, de 1 a 5.
  • Quando o aluno terminar o questionário, terá acesso a um resumo e a um relatório completo explicando qual é seu perfil profissional e, na sequência, o aplicativo relaciona o resultado às características dos 215 cursos disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).
Teste do Soutec, app criado pela USP São Carlos, ajuda estudantes a escolher curso técnico e indica unidades para fazer — Foto: Reprodução

Teste do Soutec, app criado pela USP São Carlos, ajuda estudantes a escolher curso técnico e indica unidades para fazer — Foto: Reprodução

  • A outra é de autoconhecimento, onde você escolhe o que é importante em um emprego em 28 afirmações com duas alternativas. Ao final é gerado um relatório com suas preferências em um ambiente de trabalho.
Teste do Soutec disponibiliza preferências no ambiente de trabalho — Foto: Reprodução

Teste do Soutec disponibiliza preferências no ambiente de trabalho — Foto: Reprodução

Não é necessário responder todas as perguntas de uma vez, o estudante pode parar quantas vezes quiser e continuar de onde parou.

Desenvolvimento das questões

As questões do aplicativo são fruto do trabalho do professor e pesquisador Mauro Magalhães, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em orientação ocupacional e desenvolvimento de carreiras, o professor desenvolveu as questões para o aplicativo com base nos estudos do norte-americano John Lewis Holland.

Consolidada na área da psicologia, a teoria criada por Holland reúne evidências empíricas de sua validade ao longo de mais de 60 anos. Os ambientes de trabalho podem ser caracterizados de acordo com seis tipos vocacionais:realista (R), investigativo (I), artístico (A), social (S), empreendedor (E) e convencional (C).

Aplicativo Soutec foi lançado em Brasília — Foto: Denise Casatti/Divulgação

Aplicativo Soutec foi lançado em Brasília — Foto: Denise Casatti/Divulgação

“Na verdade, cada indivíduo ou ambiente possui características de todos os seis tipos em maior ou menor grau”, sintetiza Magalhães.

“Os cursos técnicos abrem o leque das crianças e permitem que a gente tenha o que chama de protagonismo juvenil, ou seja, elas escolhem algo para fazer, escolhem uma profissão e não precisa necessariamente passar pela universidade”, afirmou o professor do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação ICMC/USP, Seiji Isotani.

O aplicativo recomenda as opções que atendem de forma mais adequada a cada perfil de interesses e ainda possibilita, personalizar as buscas usando critérios como a localização. Também é possível favoritar as opções e as instituições prediletas.

O aplicativo foi desenvolvido a pedido da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). Além da USP, participaram as universidades federais de Alagoas (UFAL), Bahia (UFBA), Paraná (UFPR) Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Antes do lançamento, o aplicativo foi testado por 323 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, em escolas de todas as regiões do Brasil.

Em São Carlos, alunos do Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, alunos do 9º ano conheceram e aprovaram o aplicativo.

“Cada dia a gente pensa em alguma coisa, eu gosto de muita coisa, aí fica difícil escolher”, afirmou o estudante Diogo Lemos.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *