4ª dose da vacina contra Covid para maiores de 50 anos e profissionais de saúde em SP: veja calendário e regras

Mais de 1,5 milhão de pessoas podem procurar os postos da capital para tomar a nova dose de reforço vacinal contra a doença. Toda a rede de imunização da capital estará em funcionamento nesta segunda-feira (6).


Vacinação contra a Covid-19 em UBS no centro da cidade de São Paulo. — Foto: NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO

Vacinação contra a Covid-19 em UBS no centro da cidade de São Paulo. — Foto: NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO

A cidade de São Paulo inicia nesta segunda-feira (6) a aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 em adultos acima dos 50 anos e profissionais de saúde maiores de 18 anos.

A ampliação do público-alvo segue a recomendação da nota técnica do Ministério da Saúde (MS), publicada neste sábado (4). Com isso, mais de 1,5 milhão de pessoas se tornam elegíveis para receber a 4ª dose no município, sendo 942,8 mil adultos entre 50 e 60 anos e 600 mil profissionais de saúde maiores de 18 anos.

Nesta segunda, toda a rede de postos de imunização da cidade estará em funcionamento: Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, e megapostos e drive-thrus, das 8h às 17h.

Para poder tomar o novo reforço vacinal, as pessoas precisam já ter completado quatro meses desde a terceira dose contra Covid.

Em 19 de maio, a prefeitura da capital paulista já havia enviado um ofício ao MS pedindo autorização para expandir a quarta dose para os dois grupos mencionados, assim como a terceira dose (primeira de reforço) para os adolescentes de 12 a 17 anos.

Vacinação de adolescentes contra a Covid-19 em São Paulo — Foto: CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Vacinação de adolescentes contra a Covid-19 em São Paulo — Foto: CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

liberação da 3ª dose para o público mais jovem saiu no dia 27 de maio e, na segunda-feira seguinte, dia 30, a capital paulista começou a aplicação do reforço vacinal nessas faixas etárias. Até o final de sábado, somente 8,4% dos adolescentes da capital haviam tomado a nova dose.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, o governo de São Paulo começará a distribuir nesta segunda as doses necessárias para que os 645 municípios do estado possam atender à vacinação dos novos grupos.

Em entrevista à TV Globo, neste sábado, o secretário afirmou que para poder dar conta do novo contingente de pessoas, a gestão estadual depende do envio de novos lotes de imunizantes por parte do Ministério da Saúde.

Dados de vacinação na capital

Até o final de quinta-feira (2), mais de 242,3 mil crianças de 5 a 11 anos estavam com a segunda dose contra Covid-19 atrasada na capital paulista. Na mesma data, a porcentagem de crianças com a D2 já aplicada estava em 66,6%.

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram ainda que, ao todo, cerca de 677 mil pessoas estavam com a D2 atrasada na cidade de São Paulo até quinta à noite e 2,7 milhões de pessoas já estavam aptas a tomar a primeira dose de reforço (3ª dose), mas ainda não haviam procurado o sistema de saúde para isso.

Secretário de Saúde da capital paulista, Luiz Carlos Zamarco disse em entrevista à GloboNews, na noite de domingo, que a taxa de aplicação da 4ª dose na população de 60 anos ou mais está em 60% do total. “Com a ampliação para 50 anos ou mais e com toda divulgação, acreditamos que a adesão seja melhor aceita”, afirmou.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *