Com alta de 120% de internações por Covid em maio, 10 milhões de pessoas ainda estão com dose de reforço da vacina atrasada em SP

Indicador foi de 171 novas internações por dia para 374. Embora aumento preocupe, número ainda é inferior ao de janeiro deste ano, no pico das contaminações pela variante ômicron, quando média chegou a 1.521 novas hospitalizações por dia, e ao pior momento da pandemia no estado, março de 2021, com 3.399 internações diárias


Profissionais da saúde atendem paciente com Covid-19 em leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em São Paulo, em foto de arquivo. — Foto: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO

Profissionais da saúde atendem paciente com Covid-19 em leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em São Paulo, em foto de arquivo. — Foto: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO

A quantidade de novas internações por Covid-19 no estado de São Paulo aumentou 120% em maio, segundo dados da Secretaria da Saúde. Apesar do crescimento, a média móvel atual ainda é muito inferior à verificada no pico da pandemia, em março de 2021, e também no ápice deste ano, verificado no final de janeiro, por conta da variante ômicron do coronavírus.

Em meio à preocupação dos especialistas em saúde sobre a possibilidade de uma nova onda da doença, 10 milhões de pessoas ainda não retornaram aos postos de saúde para tomar a dose de reforço da vacina no estado (leia mais abaixo).

A média móvel de novas internações, em leitos de enfermaria ou de UTI, chegou a 374 nesta segunda-feira (30). No início do mês, em 1º de maio, o indicador era de 171 internações por dia.

Em janeiro deste ano, com a chegada da variante ômicron, o número chegou a 1.521 novas hospitalizações diárias. Já em março de 2021, no pior momento da pandemia, o estado chegou a ter 3.399 internações por dia. Centenas de pessoas morreram em São Paulo à espera de leitos de UTI, na época.

Dose de reforço

Adolescente recebe dose de reforço da vacina contra a Covid nesta segunda-feira (30) em São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo

Adolescente recebe dose de reforço da vacina contra a Covid nesta segunda-feira (30) em São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta segunda-feira, o estado de São Paulo começou a aplicar a dose de reforço em adolescentes de 12 a 17 anos. A medida segue a recomendação feita pelo Ministério da Saúde em nota técnica publicada na última sexta-feira (27). O estado tem 3,3 milhões de adolescentes nesta faixa etária.

Na capital paulista, a procura nos postos de saúde foi baixa até o início da tarde.

Antes da ampliação do público, adolescentes imunossuprimidos e todas as pessoas com mais de 18 anos já estavam elegíveis para tomar a dose de reforço, obedecendo o prazo de quatro meses desde a aplicação da última dose do esquema vacinal. 24,3 milhões de pessoas receberam essas doses em São Paulo.

No entanto, 10 milhões não retornaram aos postos de saúde para receber o reforço, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

Especialistas destacam que o reforço é fundamental para que as pessoas, mesmo que cheguem a se contaminar, não desenvolvam quadros mais graves da doença.

Idosos a partir de 60 anos e pessoas imunossuprimidas com idade entre 12 e 18 anos também já estão elegíveis para receber a segunda dose de reforço da vacina (quarta dose). Segundo a secretaria, 3,7 milhões de pessoas receberam o segundo reforço. O g1 questionou a pasta sobre os atrasados da quarta dose, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Na semana passada, a Secretaria Municipal da Saúde da capital enviou um ofício ao Ministério da Saúde pedindo a ampliação da quarta dose para profissionais de saúde de todas as faixas etárias e para pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades.

A pasta municipal afirmou nesta segunda que ainda não recebeu resposta formal do governo federal sobre o pedido. O g1 também questionou o Ministério da Saúde sobre a possível ampliação, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

O estado de São Paulo tem 87% da população vacinada com o esquema vacinal completo, ou seja, com pelo menos duas doses de vacina ou uma do imunizante de dose única. Em crianças de 5 a 11 anos, 59% têm o esquema vacinal completo.

Média de mortes e casos

A média diária de novos casos de Covid-19 no estado também apresenta tendência de alta nesta segunda-feira (30). Foram registrados 5.047casos em média, aumento de 35% em relação ao observado há 14 dias (3.731).

Já a média móvel de novas mortes é de 41 nesta sexta. O valor é 20% menor do que o registrado há 14 dias, o que indica tendência de queda.

Após dois meses seguidos de queda nas mortes, o estado voltou a registrar alta no indicador no início de maio. Nos dias seguintes, houve estabilidade nos registros. Na sequência, foi registrada alta a partir do dia 13. Essa alta foi interrompida na quarta-feira (25), quando os registros voltaram a cair.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *