Governo de SP vacina crianças de 3 a 4 anos contra a Covid neste sábado
O estado recebeu uma doação de 330 mil doses da vacina CoronaVac do Instituto Butantan.
Vacinação contra Covid em São Paulo — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
O governo do estado de São Paulo começa neste sábado (20) a vacinação contra Covid-19 de crianças de 3 e 4 anos. Inicialmente o estado irá vacinar um grupo prioritário; indígenas, quilombolas e crianças com comorbidades ou deficiências.
O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que o estado pretende imunizar 164 mil crianças inicialmente.
Gorinchteyn afirmou também que o governo estadual esperou que o Ministério da Saúde fornecesse novas doses, mas como não teve retorno procurou o Instituto Butantan. “Frente ao fato do MS não ter se posicionado, o governo começou as tratativas com o Butantan, que sinalizou ter doses remanescentes e foi solicitado o envio”, afirmou.
Em nota, o Instituto Butantan informou que doou 330 mil doses da vacina CoronaVac para a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo “para auxiliar na imunização de crianças de 3 até 5 anos contra a Covid-19. As doses faziam parte da reserva de estoque do instituto e estão dentro do prazo de validade previsto”.
“O instituto continua o processo de importação do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para produzir o imunizante para atender ao pedido de um milhão de doses do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. A entrega deve acontecer até meados de setembro”.
Nesta sexta-feira (19), a cidade de São Paulo anunciou que irá iniciar também no sábado a vacinação de todas as crianças de 3 e 4 anos.
O g1 questionou a Prefeitura sobre a quantidade de doses disponíveis para iniciar a vacinação desse público. O município informou que não tem a informação sobre a quantidade de doses, mas tem o suficiente para iniciar a campanha de vacinação deste público.
Fonte: G1