Cidade de SP retira obrigatoriedade do uso de máscara em táxis e carros por aplicativo

O uso do item de proteção seguirá obrigatório no transporte público e em locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais e consultórios.


Capital desobriga uso de máscaras em carros de aplicativo e táxi

Capital desobriga uso de máscaras em carros de aplicativo e táxihttps://17f33aacd502ff974816da01c75ad121.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O prefeito de São PauloRicardo Nunes (MDB), publicou no último sábado (14) um decreto que dispensa o uso de máscaras em transportes por aplicativo e táxis na capital paulista a partir da mesma data.

Pelo decreto, o uso obrigatório da máscara na cidade passa a ser exigido a partir de agora apenas no transporte coletivo – como ônibus, trens, metrô e aeroportos, assim como nas unidades de saúde, como hospitais, clínicas e postos de saúde.

A nova medida da Prefeitura de São Paulo chega mais de dois meses depois que o governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso da máscara contra a Covid-19 em espaços fechados, em 17 de março, após 679 dias desde o início da medida.

Passageiros da Uber usam máscara durante viagem.  — Foto: Uber/Divulgação

Passageiros da Uber usam máscara durante viagem. — Foto: Uber/Divulgação

Naquela ocasião, a gestão municipal havia seguido a orientação do governo paulista, deixando de exigir a máscara em espaços públicos fechados, como escolas e shoppings, mas manteve a obrigatoriedade no transporte por aplicativos e nos táxis da cidade.

Quem deve continuar usando máscara contra a Covid-19 mesmo com o fim da obrigatoriedade?

Quem deve continuar usando máscara contra a Covid-19 mesmo com o fim da obrigatoriedade?https://17f33aacd502ff974816da01c75ad121.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Onde a máscara segue obrigatória?

  • Uso obrigatório: ônibus, metrô, trens e respectivos locais de acesso (embarque e desembarque); hospitais, consultórios, unidades de saúde.
  • Uso optativo: escolas, escritórios, academias, shoppings, lojas.

Histórico do uso da máscara em SP

O uso obrigatório de máscara de proteção contra o coronavírus começou no transporte público na Grande São Paulo, em 4 de maio de 2020.

Três dias depois, em 7 de maio, passou a ser obrigatório em todo o estado nas ruas, locais públicos, estabelecimentos, repartições públicas estaduais e no transporte por aplicativo.

Outros estados

Pelo menos 16 capitais brasileiras já deixaram de exigir (ou marcaram uma data para abandonar a exigência) o uso de máscaras em espaços abertos, segundo dados reunidos pelo g1 até a noite desta quarta-feira (16).

Dessas, seis também decidiram abolir a obrigatoriedade em ambientes fechados: São Paulo, Maceió, Florianópolis, Natal, Rio de Janeiro e Brasília. A primeira foi o Rio de Janeiro, em 7 de março.

Liberação

Em março, a gestão estadual havia afirmado que o uso da máscara ainda seria obrigatório nas escolas, mas que poderia retirar totalmente a obrigatoriedade nas próximas semanas, caso os indicadores da pandemia permanecessem em queda.https://17f33aacd502ff974816da01c75ad121.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

“Com o crescimento da vacinação de crianças de 5 a 11 anos, possivelmente em duas semanas o governo pode avaliar a liberação do uso completo de máscaras. Mas isso vai depender da consciência de cada pessoa. Se tudo continuar correndo bem, até o dia 23 de março, São Paulo pode anunciar a liberação completa do uso de máscaras em todos ambientes e em todas as circunstâncias”, disse o então governador João Doria (PSDB).

O governador João Doria retira máscara durante anúncio do fim da obrigatoriedade para o item de proteção em ambientes abertos.  — Foto: Reprodução/TV Globo

O governador João Doria retira máscara durante anúncio do fim da obrigatoriedade para o item de proteção em ambientes abertos. — Foto: Reprodução/TV Globo

A liberação das máscaras era estudada desde o final do ano passado pelo Comitê Científico que orienta a gestão de João Doria (PSDB).

Com a chegada e o avanço da variante ômicron, porém, o governo decidiu manter a regra, inicialmente prevista até o final de março. Desde a semana passada, porém, Doria já sinalizava com otimismo mudança na regra.https://17f33aacd502ff974816da01c75ad121.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Fim do uso obrigatório de máscaras para proteção contra o coronavírus em locais abertos: na foto, uma pessoa segura uma máscara em São Paulo nesta quarta-feira (9). — Foto: VINCENT BOSSON/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Fim do uso obrigatório de máscaras para proteção contra o coronavírus em locais abertos: na foto, uma pessoa segura uma máscara em São Paulo nesta quarta-feira (9). — Foto: VINCENT BOSSON/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *