Mulher terá que amputar perna necrosada após lutar dias por atendimento em SP, diz família

Paciente diabética feriu o pé e acabou vendo sua perna necrosar enquanto aguardava atendimento. Agora, ela espera o agendamento da cirurgia.


Paciente terá perna direita amputada da coxa para baixo em Guarujá, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Paciente terá perna direita amputada da coxa para baixo em Guarujá, SP — Foto: Arquivo Pessoalhttps://6e4dbcda7e5d39cb612e9c5736246ec9.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

paciente diabética de 59 anos que viu sua perna direita necrosar enquanto esperava atendimento apropriado em Guarujá, no litoral de São Paulo, terá que amputar o membro da coxa para baixo. A família da mulher, que prefere não ser identificada, afirmou ao g1 nesta terça-feira (19) que o estado de saúde dela é “delicado”. Agora, ela aguarda o agendamento da cirurgia.

A paciente feriu a sola do pé e deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rodoviária de Guarujá no último dia 7. Lá, ela aguardou por nove dias até ser transferida ao Hospital Santo Amaro, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na mesma cidade, e poderia fornecer o atendimento necessário.https://6e4dbcda7e5d39cb612e9c5736246ec9.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A mulher foi transferida na noite de sexta-feira (15). Mas, apesar do alívio de ter sido realocada para a unidade que poderia tratar seu problema, os dias em que a paciente aguardou foram suficientes para que a ferida se desenvolvesse ao ponto de necrosar os dedos, e a condição se espalhar pela perna.

Ferida da sola do pé se transformou em necrose em poucos dias — Foto: Arquivo Pessoal

Ferida da sola do pé se transformou em necrose em poucos dias — Foto: Arquivo Pessoal

Após ser transferida, a paciente foi informada de que poderia ter o pé ou a panturrilha amputados. Mas, conforme a família, uma série de exames mais específicos constatou que a necrose já não permite que apenas o pé ou a panturrilha sejas amputados. A filha da paciente revelou ao g1, nesta terça, que a mãe terá a perna removida da coxa para baixo.https://6e4dbcda7e5d39cb612e9c5736246ec9.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Além disso, a filha afirma que o caso é tratado como urgente na unidade hospitalar. Mesmo assim, a paciente ainda aguarda o agendamento da cirurgia, para a amputação do membro o quanto antes.

“A demora agrava cada vez mais a situação. Agora, estamos em oração, para dar forças e apoio à ela, porque vamos precisar”, desabafa.

g1 entrou em contato com o Hospital Santo Amaro, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Necrose espalhou rapidamente pela perna de paciente diabética — Foto: Arquivo Pessoal

Necrose espalhou rapidamente pela perna de paciente diabética — Foto: Arquivo Pessoal

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *