Saúde

Tabela SUS Paulista amplia investimentos e acelera atendimentos da rede pública de saúde

Por Governo do Estado de São Paulo

Programa beneficia 800 instituições e concentra metade do atendimento hospitalar do SUS. — Foto: Divulgação

Programa beneficia 800 instituições e concentra metade do atendimento hospitalar do SUS. — Foto: Divulgação

O desafio de garantir acesso rápido e eficiente à saúde pública é uma realidade constante em estados com grande volume de atendimentos. Nesse contexto, o Governo de São Paulo colocou em prática a Tabela SUS Paulista, uma iniciativa inédita que está transformando a rede pública de saúde do estado.

O modelo prevê investimento de até cinco vezes mais que a tabela do Governo Federal por procedimentos realizados pelo SUS, como exames e cirurgias. Essa iniciativa fortalece o financiamento hospitalar e atrai instituições. Desde 2024, são cerca de R$ 8 bilhões a mais destinados à saúde, com impacto direto na ampliação de serviços, na redução de filas e na melhoria da assistência prestada.

Como funciona o investimento

A Tabela SUS Paulista é um novo modelo de remuneração em que o Governo do Estado de São Paulo complementa os valores pagos pelo Ministério da Saúde. Na prática, o Governo do Estado de São Paulo oferece um repasse maior de verba para hospitais e instituições filantrópicas. Atualmente, 800 instituições de todas as regiões de São Paulo são beneficiadas pela iniciativa. Entre elas estão Santas Casas, entidades filantrópicas e autárquicas, responsáveis por cerca de 50% de todo o atendimento hospitalar do Sistema Único de Saúde Paulista (SUS).

Em 2025, o programa foi ampliado com a inclusão dos hospitais municipais na Tabela SUS Paulista, contemplando mais de 100 unidades em cerca de 70 cidades. A medida atende a uma demanda histórica e fortalece o financiamento tanto da atenção primária quanto da especializada.

Novo padrão na saúde pública. — Foto: Divulgação

Novo padrão na saúde pública. — Foto: Divulgação

Resultados já aparecem no atendimento à população

Os efeitos da Tabela SUS Paulista já são perceptíveis na rede pública. Com mais recursos, os hospitais passaram a atender mais e melhor. O programa tem contribuído para o reforço das equipes de saúde, com mais médicos, e para a redução das filas de cirurgias.

Também houve a reativação de leitos que estavam fechados, o aprimoramento de diversos serviços de saúde e a expansão da capacidade de atendimento e da realização de procedimentos. Isso porque mais instituições aceitam atender pelo SUS e, consequentemente, a população tem acesso a unidades mais próximas.

Inclusive, o Estado de São Paulo alcançou um recorde histórico de 3,5 milhões de cirurgias programadas entre 2023 e 2025. Já entre os procedimentos, a média anual é de 1,2 milhão. Entre outros números registrados estão:

●130.522 cirurgias eletivas;

●13.879 cirurgias cardíacas;

●10.629 cirurgias oncológicas;

●842 cirurgias bucomaxilofaciais;

●896 cirurgias de mama.

Os dados refletem o aumento do atendimento e o fortalecimento da rede pública em diferentes especialidades.

Tabela SUS Paulista cria um incentivo concreto para que o SUS funcione melhor. — Foto: Divulgação

Tabela SUS Paulista cria um incentivo concreto para que o SUS funcione melhor. — Foto: Divulgação

Um novo padrão de eficiência na saúde pública

Com a Tabela SUS Paulista, o Governo de São Paulo consolida um novo padrão de eficiência no atendimento hospitalar, com mais conforto, mais rapidez e mais segurança no cuidado à população. O modelo reforça o papel do SUS no estado, criando um incentivo concreto para que a saúde pública funcione melhor.

É São Paulo pensando 24 horas na saúde do povo. Isso muda a vida. Muda tudo. Para mais informações, acesse aqui.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *