Jovem acusa segurança do Metrô de SP de agressão em banheiro feminino; funcionárias teriam dito que ela era um homem

Mulher contou que funcionárias do banheiro feminino chamaram a segurança por conta de sua aparência. Metrô de SP disse que o segurança envolvido foi afastado e que não compactua ‘com nenhuma ação discriminatória’.


Fachada da estação Sapopemba da linha 15- Prata do monotrilho — Foto: Gabriela Gonçalves/G1

Fachada da estação Sapopemba da linha 15- Prata do monotrilho — Foto: Gabriela Gonçalves/G1https://9ff50781a43f4695a5f4c758f9067739.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A jovem Julia Mendes, de 21 anos, acusou seguranças do Metrô de terem-na agredido na noite deste domingo (10) na estação Sapopemba da Linha 15–Prata do monotrilho, na Zona Leste de São Paulo. Segundo Julia, a agressão aconteceu após ela entrar no banheiro feminino. Funcionárias da limpeza que trabalhavam no local teriam chamado a segurança e relatado que havia um homem no ambiente.

“Dois seguranças entraram dentro do banheiro feminino e me abordaram de uma forma muito brusca, dando socos na porta, de uma forma violenta. Eu abri a porta, e ele vê que a situação não era aquela. E, mesmo ele vendo que não era a situação que ele foi averiguar, em nenhum momento ele recua”, disse Julia.

Ativistas de direitos LGBTQIA+ relatam que agressões a mulheres desfeminilizadas, ou seja, que não se encaixam em padrões de feminilidade, durante o uso de banheiros públicos, são comuns. Elas enfrentam insegurança e medo de serem socialmente lidas como homens em certos ambientes.

Jovem acusa segurança do Metrô de SP de agressão em banheiro feminino após ser confundida com um homem

Jovem acusa segurança do Metrô de SP de agressão em banheiro feminino após ser confundida com um homem

Os amigos da jovem disseram que estavam tentando entender o que tinha ocorrido quando foram agredidos por um segurança do Metrô. Em um vídeo que eles gravaram, é possível ver um agente atingindo com um tapa uma mulher que filmava a discussão.

Em uma publicação nas redes sociais, o coletivo Máfia das Minas, do qual a vítima faz parte, disse que Julia foi alertada por funcionárias da limpeza ao entrar no banheiro feminino.https://9ff50781a43f4695a5f4c758f9067739.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

“Duas funcionárias da limpeza confundem Julia com um menino e a chamam várias e várias vezes, [dizendo] que ali não é o seu banheiro. Julia olha para trás, fazendo contato visual com elas, para [elas] entenderem que ela está ciente do banheiro que está entrando”, disse o coletivo, no post.

Julia disse que procurou a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) da Polícia Civil de São Paulo nesta segunda-feira (11) para reportar a agressão.

Em nota, o Metrô de SP declarou que o segurança envolvido foi afastado e que o caso está sendo apurado.

“A empresa não compactua com nenhuma ação discriminatória e não vai tolerar qualquer desvio de conduta de seus funcionários”, disse, em nota.

Segurança do Metrô de SP agride jovem na estação Sapopemba

Segurança do Metrô de SP agride jovem na estação Sapopemba

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *