Grande SP tem menor número de novas internações por Covid-19 desde o começo da pandemia

Região metropolitana registrou, em média, 145,8 hospitalizações provocadas pela doença no domingo (6). Queda no indicador ocorre em meio a discussões sobre a liberação do uso de máscara em locais abertos.


Pedestres com máscara de proteção contra o coronavírus na região do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. — Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Pedestres com máscara de proteção contra o coronavírus na região do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. — Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A região metropolitana de São Paulo registrou a menor média móvel de novas internações por Covid-19 desde o início da pandemia. Foram, em média, 145,8 hospitalizações provocadas pela doença no último domingo (6). O melhor índice anteriormente era de 146,28 no dia 5 de dezembro de 2021 (veja os dados no gráfico abaixo).

No pior momento da pandemia, em março de 2021, o índice chegou a ser de 1.819 novas internações diárias na Grande SP. Na época, o estado enfrentou esgotamento de leitos e ao menos 230 pessoas com Covid-19 ou suspeita morreram na fila por um leito de UTI na região metropolitana. https://bae38164d99ac73f0330b07f6db46325.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html https://datawrapper.dwcdn.net/I6MAr/1/

Apesar da queda, ainda há mais de 1 mil pacientes internados com Covid-19 na Grande SP. Neste domingo (6), há 1.819 pessoas com coronavírus em leitos de UTI e enfermaria. O menor total foi registrado em 10 de dezembro de 2021, com 1.217 internados.

A queda nas internações por coronavírus na Grande SP ocorre em meio a discussões sobre o uso de máscaras em âmbito estadual, e também em outras regiões do país.

O governo de São Paulo deve anunciar uma decisão sobre o tema na quarta-feira (9). Na manhã da última quinta (3), o governador João Doria (PSDB) disse que aguarda o posicionamento do Comitê Científico para apresentar mudanças na regra. Segundo ele, a expectativa é a de liberar a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços abertos. https://bae38164d99ac73f0330b07f6db46325.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Nesta segunda (7), a prefeitura do Rio de Janeiro retirou a obrigatoriedade da proteção até em ambientes fechados.

A diminuição acentuada no indicador de novas internações chamou a atenção de especialistas que acompanham os números da pandemia. Para o médico Márcio Sommer Bittencourt, mestre em saúde pública e pesquisador, “estamos em um momento que permite algumas flexibilizações de forma segura”, desde que as campanha de vacinação da população permaneçam.

O uso obrigatório de máscara de proteção contra o coronavírus começou no transporte público na Grande São Paulo, no dia 4 de maio de 2020. Três dias depois, no dia 7 de maio, passou a ser obrigatório em todo o estado nas ruas, locais públicos, estabelecimentos, repartições públicas estaduais e no transporte por aplicativo. Até esta segunda-feira (7), a regra não havia sido flexibilizada na capital.

Flexibilização

Na quinta-feira, o governador João Doria disse que não há uma data para a liberação do uso, mas que tem uma “boa expectativa”.

“Essa é uma análise que está no Comitê Científico. Não há uma decisão, mas eu diria que há uma boa expectativa”, afirmou Doria.

A declaração ocorreu em uma coletiva de imprensa para jornalistas na área externa do Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), durante coletiva de imprensa no dia 23 de fevereiro no Palácio dos Bandeirantes — Foto: Divulgação/Secom/GESP

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), durante coletiva de imprensa no dia 23 de fevereiro no Palácio dos Bandeirantes — Foto: Divulgação/Secom/GESP

Há cerca de vinte dias, o governador transferiu as coletivas oficiais sobre coronavírus para um ambiente aberto. Ao longo de toda a pandemia, as entrevistas foram feitas em ambientes fechados, por vezes com jornalistas e fotógrafos aglomerados”

Na quarta (2), em coletiva sobre os resultados do Saresp, o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, disse que o governo estuda liberar os estudantes do uso de máscaras dentro das escolas.

Durante coletiva na quinta, porém, Rossieli se mostrou contrário à proposta e defendeu que caso seja efetivada, que ocorra de forma gradativa, começando pelos ambientes abertos. “Eu acredito que ainda não seja o momento da retirada de máscaras dentro das salas de aula”.

Movimentação de alunos na Escola Estadual Professor Simão Mathias, localizada na Avenida Ragueb Chohfi, Zona Leste de SP — Foto: Peter Leone/A7 Press/Estadão Conteúdo

Movimentação de alunos na Escola Estadual Professor Simão Mathias, localizada na Avenida Ragueb Chohfi, Zona Leste de SP — Foto: Peter Leone/A7 Press/Estadão Conteúdo

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *