Após domingo de calor, toda a cidade de SP entra em estado de atenção para alagamentos; ABC registra forte chuva
Há potencial para queda de granizo entre São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires. Estado de atenção foi encerrado às 17h52.
Chuva forte provoca alagamento em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista
Neste domingo (6), os termômetros na cidade de São Paulo registraram máxima de 31,3ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mas, às 15h52, o cenário começou a se alterar, e o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura, registrou estado de atenção nas zonas Sul e Leste da capital, além da Marginal Pinheiros. Entre as 16h45 e as 17h52, toda a capital ficou em estado de atenção.
Os bombeiros receberam 135 acionamentos para quedas de árvores na Grande São Paulo. Dois deles tiveram vítimas: um, em São Bernardo do Campo, no bairro Rudge Ramos, onde uma pessoa foi levada pelo SAMU; outro, em Santo André, no Jardim Santo Alberto, onde uma vítima ficou presa no veículo e sofreu fraturas.
Chuva forte em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista — Foto: Patrícia Basílio/g1
A combinação do calor e a entrada da brisa marítima favorecem a formação de instabilidades, o que provoca chuva com até forte intensidade na capital paulista no extremo sul, entre os bairros de Parelheiros e Capela do Socorro, e na região do ABC.
Chuva de alta intensidade em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista — Foto: Patrícia Basílio/g1
Na Grande São Paulo, há potencial para queda de granizo entre os municípios de São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires.
Chuva se aproxima na região da Vila Mariana, na Zona Sul da capital paulista — Foto: Patrícia Figueiredo/g1
A média histórica de chuva para março, de acordo com o banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, é de 175,2mm. Até este domingo às 13h, o volume médio registrado é de 55,4mm, que representa 31,6% do esperado para o mês.
Semana de verão
Segundo o CGE, esta será uma semana marcada por temporais típicos de verão, principalmente à tarde, por conta do ar quente e úmido sobre a região e associados à chegada da brisa marítima.
As temperaturas ficarão acima da média esperada para o mês, que é de 19°C para mínima e 28,3°C de máxima.
Na segunda-feira (7), o cenário atmosférico não se altera: a madrugada será abafada, na casa dos 20ºC, e os termômetros devem chegar aos 32ºC nas horas mais quentes do dia. A umidade deve ficar acima de 32%. Entre o meio e o fim da tarde, são aguardados temporais, acompanhados de raios e rajadas de vento, de forma isolada, mas com potencial de provocar alagamentos.
Na terça, a máxima chega aos 33ºC, com chuvas de moderada a forte intensidade que retornam durante a tarde de forma isolada e rápida após a chegada da brisa marítima.
Fonte: G1