Morre o estilista Jefferson Kulig, paranaense que participou por 10 anos da São Paulo Fashion Week
Curitibano morreu aos 54 anos, segundo serviço funerário municipal. Irmã destacou contribuição de Kulig para colocar o Paraná em evidência na moda nacional.
Jefferson Kulig morreu aos 54 anos — Foto: RPC/Arquivo
Morreu em Curitiba, aos 54 anos, o paranaense Jefferson Roberto Kulig, estilista e designer que participou por 10 anos da semana de moda São Paulo Fashion Week. Leia mais abaixo.
Kulig faleceu na terça-feira (1º). A morte foi comunicada pela irmã, a também estilista Karina Kulig Wolff, pelas redes sociais.
“Hoje perdemos nosso querido Jefferson Kulig. Um criador e estilista incrível que colocou o Paraná em evidência na moda nacional nos anos 90 e 2000”.
Kulig faleceu na casa em que morava, segundo o serviço funerário da Prefeitura de Curitiba. O sepultamento do corpo do estilista ocorreu na manhã desta quarta (2).
Trajetória
Kulig, que era economista de formação, nasceu em Curitiba e foi criado em São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova, que fica na região metropolitana.
Em 2016, o estilista detalhou um pouco da trajetória de vida dele e, também, da relação que tinha com a moda em entrevista à RPC.
“Meus pais sempre acharam que o filho tinha que trabalhar desde cedo. E eu comecei a atender ao telefone e comecei a trabalha lá dentro. Ai eu via como eram desenvolvidos os tecidos, o que são matérias primas…”.
Aos 20 anos, Kulig lançou a primeira coleção de roupas assinada por ele.
O destaque nacional foi conquistado com o tempo e, após cerca de 15 anos de carreira, foi convidado para participar dos desfiles da São Paulo Fashion Week (SPFW), considerada a quarta maior feira de moda do mundo.
Algumas das peças do estilista apresentadas em uma das edições da SPFW — Foto: Divulgação/Família
Segundo o próprio Kulig informou na época da entrevista, enquanto esteve na SPFW, ele era o único paranaense a integrar as passarelas do maior evento de moda do Brasil.
O curitibano ficou 10 anos na SPFW antes de abandonar as passarelas e se dedicar ao próprio negócio, com a criação peças, como roupas e uniformes, que tinham temática voltada para a natureza.
Jefferson Kulig — Foto: Divulgação/Família
Fonte: G1