Queremos saber sua opinião
Estado de São Paulo fará ‘Dia C’ da vacinação de crianças contra Covid neste sábado
De acordo com o governo, mais de 5 mil postos estarão abertos das 7h às 19h para a aplicação da primeira dose do imunizante contra a doença.
Menina recebe a primeira dose da vacina contra a Covid-19 — Foto: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá
O governo de São Paulo anunciou que o estado realizará neste sábado (5) o “Dia C” da vacinação contra a Covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos. A ação vai ocorrer nas unidades básicas de saúde (UBSs) de todos os 645 municípios. Na ocasião, mais de 5 mil postos estarão abertos das 7h às 19h para a aplicação da primeira dose nessa faixa etária.
Os profissionais da saúde envolvidos na ação receberão pagamento de horas. Segundo o governo, R$ 5,5 milhões estão sendo investidos para garantir que os postos de vacinação possam estar operando durante a data estabelecida.
Até o momento, mais de 1 milhão de crianças de 5 a 11 anos já tinha sido vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no estado de São Paulo. O número representa 36,83% do público infantil desta faixa etária, segundo o chamado “vacinômetro”, do governo paulista.
Todas as informações sobre a vacinação infantil estão disponíveis no vacinômetro infantil, lançado no último dia 24 pelo governo paulista, e que podem ser conferidas no site Vacina Já.
As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis no ato da vacinação. Crianças de 5 anos e aquelas de 5 a 11 anos imunocomprometidas devem ser imunizadas exclusivamente com a vacina Pfizer pediátrica. Já as que têm de 6 a 11 anos podem ser vacinadas com a CoronaVac.
Intervalo entre as doses
Na terça-feira (25), a Prefeitura de São Paulo informou que ampliou o intervalo entre a primeira e a segunda doses da CoronaVac para 28 dias para crianças de 6 a 11 anos, seguindo as orientações do Instituto Butantan, fabricante do imunizante.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a Coordenaria de Vigilância em Saúde (Covisa) está reorientando todas as UBSs para que os retornos sejam sempre agendados após 28 dias da primeira dose, não 15 dias, como vigorava antes.
Já o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer pediátrica continua em 56 dias ou oito semanas.
De acordo com a gestão municipal, os responsáveis pelas crianças que receberam o cartão com o retorno para a D2 após 15 dias também serão orientados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sobre o novo intervalo de 28 dias. Para os adultos, o intervalo entre as doses permanece 15 dias.
Intervalos para a segunda dose das vacinas na capital
Crianças:
- Pfizer Pediátrica: 56 dias ou 8 semanas após a 1° dose
- Butantan (Coronavac) Pediátrica: 28 dias ou 4 semanas após a 1° dose
Adultos e adolescentes:
- Butantan (Coronavac) adultos: 15 dias após 1°dose
- AstraZeneca: 08 semanas (56 dias) após 1°dose (excepcionalmente sendo feitas com o imunizante Pfizer, na ausência da AstraZeneca)
- Pfizer maiores de 12 anos: 21 dias após 1° dose
- Janssen: de 2 a 6 meses após 1° dose (excepcionalmente sendo feitas com o imunizante Pfizer, na ausência da Janssen)
Fonte: G1