Vacinação infantil contra Covid tem baixa adesão na cidade de SP; secretário de saúde espera crescimento após segunda semana

Capital começou a imunizar crianças com comorbidades, indígenas e quilombolas na segunda (17), mas menos de 4% do público elegível procurou postos de vacinação. Edson Aparecido diz que o mesmo ocorreu com adolescentes e que tendência é de crescimento gradual.


Governo de SP iniciou nesta sexta-feira (14) a vacinação de crianças contra a Covid — Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Governo de SP iniciou nesta sexta-feira (14) a vacinação de crianças contra a Covid — Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Os primeiros dias de vacinação infantil contra a Covid-19 apontam a baixa adesão à campanha na cidade de São Paulo.

Somente 3,7% das crianças do grupo prioritário receberam a primeira dose do imunizante pediátrico da Pfizer.

Até a tarde desta terça-feira (18), a cidade tinha aplicado 8.988 doses do total de 236.893 crianças do grupo elegível para o momento.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, admite que o índice é menor do que o desejado, mas prevê um crescimento nas próximas semanas.

“Deve crescer a adesão, como aconteceu nos adolescentes. Os pais vão aos poucos levando as crianças. Na primeira semana vê que todo mundo tomou a vacina e não aconteceu nada e aí vai aderindo, até chegar em um patamar de vacinação bom”, disse ele à GloboNews.

Ainda de acordo com o secretário, a gestão municipal seguirá com campanhas em rádios e televisão para mostrar aos pais a importância da vacinação, ainda mais no atual momento da pandemia, com explosão de casos na cidade.

Desde segunda-feira (17), crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades ou deficiência podem se inscrever para a “xepa da vacina” na cidade de São Paulo.

A medida foi tomada pela prefeitura logo após o início da vacinação infantil na cidade para evitar sobra de doses ao final do expediente dos locais de aplicação.

Vacinação no estado

O estado de SP começou a vacinar crianças de 5 a 11 anos com comorbidades na última sexta-feira (14).

O indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil.

Ele recebeu a dose em um evento simbólico organizado pelo governo de São Paulo.

Indígena de 8 anos é a primeira criança a receber dose de vacina infantil contra Covid-19 em SP

Indígena de 8 anos é a primeira criança a receber dose de vacina infantil contra Covid-19 em SP

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *