Prefeitura de SP deve tomar decisão sobre cancelamento do carnaval de rua na quinta-feira, diz secretário

Estudo da Vigilância Epidemiológica sobre a situação atual da Covid-19 para grandes eventos na cidade deve ficar pronto até esta quarta-feira (5). A exemplo do Rio de Janeiro, gestão municipal estuda liberar apenas desfile no sambódromo do Anhembi, onde será possível exigir uso de máscara e passaporte da vacina.


Bloco do cantor Bell Marques em 2020 — Foto: Marcelo Chello/Estadão Conteúdo

Bloco do cantor Bell Marques em 2020 — Foto: Marcelo Chello/Estadão Conteúdo https://7916e790681b960efc84814d3be4d4d8.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A Prefeitura de São Paulo resolveu se adiantar e deve tomar uma decisão sobre a realização do carnaval de rua da cidade de 2022 até a próxima quinta-feira (6), segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Anteriormente, a gestão municipal havia afirmado que a decisão sobre o evento aconteceria até o dia 10 de janeiro, mas os recentes cancelamos das festividades no Rio de Janeiro e na Bahia levaram a gestão municipal a adiantar a discussão na cidade.

Segundo Edson Aparecido, o grupo da Vigilância Sanitária que analisará a viabilidade ou não do carnaval é o mesmo que sugeriu o cancelamento do Réveillon da Avenida Paulista, em decisão que foi acatada pelo município.

A previsão é a de que estudo da Vigilância Epidemiológica sobre a situação atual da Covid-19 para grandes eventos na cidade fique pronto até esta quarta-feira (5).

Prefeitura cancela o carnaval de rua e mantém desfiles na Sapucaí

Prefeitura cancela o carnaval de rua e mantém desfiles na Sapucaí

Decisão diferente para as escolas de samba

Em 31 de dezembro, o secretário de Saúde da cidade havia dita ao g1 e à GloboNews que é possível que haja diretrizes diferentes em relação aos desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi e ao carnaval de rua da capital paulista, a exemplo do Rio de Janeiro.

O secretário explicou que isso se deve ao fato de o Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte, ter uma espécie de “controle” de público, cenário diferente do carnaval de rua.

O local pode adotar práticas fundamentais para o controle da pandemia como a exigência do passaporte da vacina para que as pessoas tenham acesso ao Anhembi e também a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Segundo o secretário, o avanço da variante ômicron é uma das preocupações da Vigilância Sanitária municipal, que pesará na análise dos técnicos.

696 blocos

Apesar da preocupação, a Prefeitura de São Paulo aprovou, na quinta-feira (30), os desfiles de 696 blocos para o carnaval de 2022. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Município.

Em nota, a Secretaria Municipal das Subprefeituras ainda celebrou o número, por representar um marcador inédito: segundo a pasta, é a maior quantidade de blocos registrada na história da cidade.

A gestão municipal também afirma que 64 desfiles foram cancelados, sendo 23 deles por não retornarem o contato para o envio de todas as informações.

Embora siga sustentando e avançando nos tramites, a realização do evento permanece condicionada à situação epidemiológica do município no próximo ano: o número de casos, mortes e internações por coronavírus deverá balizar as decisões.

No dia 23 de dezembro, a Prefeitura de São Paulo havia informado que 28 blocos cancelaram a participação no carnaval de rua da capital em 2022.

Entre os que já tinham solicitado o cancelamento estavam as cantoras Daniela Mercury (Pipoca da Rainha) e Gloria Groove (Bloco das Gloriosas), a produtora de funk Kondzilla (Bloco do Kondzilla) e o ator e cantor Tiago Abravanel (Bloco do Abrava).

Artistas cancelaram blocos de carnaval em São Paulo em 2022 — Foto: Reprodução

Artistas cancelaram blocos de carnaval em São Paulo em 2022 — Foto: Reprodução

Nova variante avança

A variante ômicron da Covid-19 já representa 50% de prevalência dos novos casos confirmados da doença na cidade de São Paulo, segundo levantamento divulgado pela prefeitura da capital paulista.

Neste momento, o município contabiliza 69 casos da nova variante. Os dados são preliminares, e o sequenciamento genético das variantes da doença foi feito em parceria com o Instituto Butantan.

Desde a descoberta da variante delta, ainda predominante na capital, a prefeitura afirma que não interrompeu e sempre ampliou o monitoramento genômico de novos diagnósticos.

Semanalmente, a Secretaria municipal da Saúde envia para os institutos Butantan, de Medicina Tropical da USP, e Adolfo Lutz, cerca de 300 amostras para análise, sequenciamento genômico e monitoramento dos casos, o que representa cerca de 40% das amostras positivas.

Entenda a dupla infecção simultânea por gripe e Covid-19

Entenda a dupla infecção simultânea por gripe e Covid-19

Trata-se de um número amostral representativo, uma vez que o processo de genotipagem é utilizado justamente para monitorar os tipos de cepas circulantes na cidade.

Pelo menos 110 moradores da cidade de São Paulo foram diagnosticados com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo desde o início da pandemia, segundo dados divulgados nesta terça-feira (4) pela Secretaria da Saúde da capital.

Na capital paulista, há relatos de hospitais que identificaram a dupla infecção pelos vírus Influenza e coronavírus com diagnósticos feitos na mesma semana ou até no mesmo dia.

Em outros lugares do Brasil, como Rio de Janeiro e Ceará, também há registros.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *