Pit bulls são encontrados sozinhos no Parque Burle Marx
Pit bulls são encontrados sozinhos no Parque Burle Marx, na Zona Sul de SP, e mobilizam ação da Vigilância Sanitária
Cães levantaram suspeita de abandono após serem vistos por frequentadores do parque; tutora apareceu durante a ação da Zoonoses e disse que eles fugiram durante um passeio em Paraisópolis.
Por Indianara Campos, João de Mari, TV Globo e g1 SP
-
Dois cães da raça pit bull foram encontrados sozinhos no Parque Burle Marx, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (7).
-
Frequentadores acionaram a Vigilância Sanitária após suspeita de abandono e ajudaram os animais com água e comida.
-
A Divisão de Vigilância de Zoonoses informou inicialmente que não atenderia a ocorrência por os cães não apresentarem agressividade.
-
Durante a ação da equipe, uma mulher se apresentou como tutora e afirmou que os cães haviam fugido durante um passeio em Paraisópolis.
Pit bulls são encontrados sozinhos no Parque Burle Marx, na Zona Sul de SP
A Vigilância Sanitária foi acionada na manhã desta quarta-feira (7) após dois cães da raça pit bull serem encontrados sozinhos no Parque Burle Marx, na Zona Sul de São Paulo. A suspeita inicial era de abandono, mas a hipótese foi descartada depois que a tutora dos animais se apresentou às autoridades e afirmou que eles haviam fugido durante um passeio.
Os cães estavam sob uma escada em um acesso ao parque próximo à Rua Laguna, área de circulação de pedestres e ciclistas. Eles foram vistos por volta das 7h30 pelo advogado Mario Saadi, que acionou funcionários do parque e passou a acompanhar a situação.
Ao retornar ao local, Saadi encontrou outras pessoas ajudando os animais com água, ração e cobertores enquanto aguardavam providências.
“Eu, outro rapaz e um casal ficamos ali e nos revezamos desde às 7h30 até quando os cães foram resgatados. Quem levou água, comida e cobertor foi o casal que comentei. Foram buscar enquanto eu ficava com os cães”, disse ao g1.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/X/D/8nFfbtTAKlvYoWJVEExw/fotojet-7-.jpg)
Dois cães da raça pit bull foram encontrados sozinhos no Parque Burle Marx, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (7). — Foto: Arquivo pessoal
Segundo Saadi, ele também ligou para a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), mas foi informado inicialmente de que a ocorrência não seria atendida porque os animais não apresentavam comportamento agressivo.
🔎 A lei municipal prevê que o recolhimento de cães e gatos em vias e logradouros públicos ocorre apenas em situações específicas, como risco à saúde pública, agressão comprovada ou sofrimento do animal.
Passeio
Após a chegada da equipe da Zoonoses ao local, uma mulher se apresentou como tutora dos cães e afirmou que eles haviam fugido durante um passeio em Paraisópolis, também na Zona Sul da capital. A identidade dela não foi revelada.
“A gente estava passeando com os cachorros no parquinho do Paraisópolis e passou um gato, e eles correram atrás”, afirmou a tutora a funcionários da prefeitura.
Ela disse ainda que só conseguiu localizar os animais ao ver o carro da Zoonoses passando pela rua enquanto os procurava e decidiu segui-lo até o parque. Os cães são um macho, chamado Zeus, e uma fêmea, chamada Nesco.
Quando a tutora chegou, os animais já estavam dentro do veículo que os levaria para a Zoonoses.
“Te diria que em mais dois minutos os cães teriam ido sem ela. Eu e o outro rapaz que ficou lá decidimos pegar o endereço e informações de adoção da Zoonoses quando ela chegou”, contou Saadi.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), enviou uma equipe ao local para verificar a situação e tomar as providências necessárias. Após os esclarecimentos, os cães foram levados de volta para a casa da tutora, e o caso foi registrado junto aos órgãos responsáveis.

