Homem morre em centro de convivência da Prefeitura de SP; cidade registrou madrugada mais fria do ano nesta quarta

Local oferece comida para população sem-teto. Vítima, de 66 anos, morreu após sofrer uma convulsão na fila à espera do café. Ainda não há informação sobre onde ele teria passado a noite.


Homem morre na fila para tomar café, dentro de centro de convivência da Prefeitura de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Homem morre na fila para tomar café, dentro de centro de convivência da Prefeitura de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Uma pessoa morreu no núcleo de convivência São Martinho, abrigo conveniado com a Prefeitura de São Paulo e administrado pelo Centro Social da Nossa Senhora do Bom Parto.

O local foi isolado. Segundo informações iniciais, a vítima teria sofrido uma convulsão enquanto aguardava para tomar o café. O local não abriga a população sem-teto, mas oferece diariamente alimentação.

Nesta quarta (18), a cidade registrou a madrugada mais fria do ano, com 7ºC marcados na estação do Mirante de Santana, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), às 6h.

Até então, o dia mais frio do ano havia sido registrado no dia 16 de abril, com os termômetros marcando 13,1ºC.https://491bf3a47cfb6630b6767861edef67f5.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O frio intenso afetou até o transporte sobre trilhos. Segundo o Metrô, as baixíssimas temperaturas na região leste afetaram o sistema pneumático de portas e freios de alguns trens da Linha 3-Vermelha, que ficaram retidos no pátio. Por conta disso, a linha opera com velocidade reduzida.

Operação Baixas Temperaturas

Por conta do frio intenso, a Prefeitura de São Paulo elaborou um plano para tentar abrigar quem vive em situação de rua.

Na capital, cerca de 2.000 vagas foram abertas em centros esportivos, albergues e hotéis. Mesmo assim, muita gente segue ao relento já que a conta não fecha: são quase 32 mil pessoas que estão pelas ruas.

A prefeitura também prometeu montar dez tendas, espalhadas em pontos de grande concentração de pessoas em situação de rua, para servir sopa e agasalhos e deixar profissionais da saúde de prontidão.

Abrigo no Metrô

Na terça (17), o governo de São Paulo, o Metrô e a Defesa Civil estadual anunciaram a abertura de um centro de acolhimento provisório para moradores de rua na estação Dom Pedro II, no Centro de São Paulo, nas noites mais frias do ano.

A ação chamada “Noites solidárias” aconteceu pela primeira vez no inverno do ano passado, quando as temperaturas chegaram a 6º C, e, neste ano, terá capacidade de abrigar cerca de 100 pessoas nas dependências da estação, sempre a partir das 19h.https://491bf3a47cfb6630b6767861edef67f5.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

De acordo com o Fundo Social de São Paulo, o abrigo na estação Dom Pedro II, da Linha 2- Vermelha, começou já nesta terça-feira (17) e terá também distribuição de sopa e bebidas quentes aos abrigados, por meio do programa Bom Prato móvel.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *