Prontos pro Mundo: Primeiro embarque com destino à Irlanda acontece na próxima sexta-feira, dia 2 de janeiro
Prontos pro Mundo: Primeiro embarque com destino à Irlanda acontece na próxima sexta-feira, dia 2 de janeiro
A Irlanda se soma a Canadá, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia como mais uma opção de país de língua inglesa para os alunos da rede estadual

No primeiro semestre de 2026, 500 alunos participam da nova edição do Prontos Pro Mundo, programa de intercâmbio gratuito do Governo do Estado de São Paulo. Pela primeira vez, parte do grupo terá como destino a Irlanda, que passa a integrar a lista de países de língua inglesa atendidos pelo programa, ao lado de Canadá, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. O primeiro embarque com destino à Irlanda acontece na próxima sexta-feira (2) para 46 estudantes da rede estadual, moradores de 36 cidades paulistas.
Entre os selecionados está Clara Mendes Nunes Pereira, de 16 anos de idade, aluna da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Dona Carolina Francini Burali, em Assis. A estudante de Assis integra a primeira turma do Prontos Pro Mundo com destino à Irlanda e, para ela, a viagem representa não apenas o primeiro intercâmbio internacional, mas também a primeira saída do país.

Clara conheceu o Prontos Pro Mundo durante as aulas de inglês na escola, quando a professora apresentou à turma a oportunidade oferecida pelo programa. A confirmação veio em setembro, após a divulgação oficial da lista de selecionados no site da iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). “A notícia foi dada pela minha professora de inglês, que encontrou meu nome e o de uma colega da mesma turma”, relata a estudante.
A reação inicial da família foi de preocupação, comum diante da distância e do tempo fora do país, mas o apoio veio em seguida. “Eles me incentivaram e apoiaram a decisão”, conta Clara. A estudante também compartilha que o processo de preparação incluiu muitas atividades acadêmicas, como as aulas na plataforma de língua inglesa da Seduc-SP.

Agora, dedica-se aos detalhes da viagem, como a separação de documentos, organização da bagagem e a pesquisa sobre os processos de uma viagem internacional.
Sobre a experiência que está por vir, a estudante espera desafios e aprendizado. “Imagino que será desafiador e muito importante. Vai me proporcionar uma experiência de autonomia”, afirma. O interesse pela Irlanda também passa pela história do país. Clara pesquisou sobre os costumes locais e se mostra especialmente interessada nas construções medievais e nas transformações políticas vividas ao longo dos séculos. “O que mais me chamou a atenção é como o país é mais velho que o Brasil e passou por intensas mudanças históricas”, destaca.
Os próximos embarques do Prontos pro Mundo estão previstos para os dias 19 e 20 de janeiro, quando 53 alunos viajam rumo ao Canadá.
Prontos pro Mundo
O Prontos Pro Mundo é um programa do Governo do Estado de São Paulo que oferece a jovens da rede pública a oportunidade de viver e estudar por três meses em países de língua inglesa. O intercâmbio é integralmente custeado pelo Estado, incluindo passaporte, visto, hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas e uma bolsa-auxílio para despesas pessoais durante a estadia no exterior.
A seleção dos intercambistas começa ainda no 9º ano do Ensino Fundamental, a partir dos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Os estudantes selecionados passam por um curso de inglês na 1ª série do Ensino Médio antes de concorrerem às vagas no intercâmbio.
A cada ano, o Estado levará 1.000 estudantes para as viagens de intercâmbio. São 500 selecionados a cada semestre. Durante a estadia no exterior, os estudantes ficam hospedados em casas de família e são matriculados no high school, etapa semelhante ao Ensino Médio.
Fonte: Educação Sp Gov

