Prefeitura de SP abre período de matrículas e rematrículas nas escolas municipais
Para solicitar vaga, responsáveis por crianças não matriculadas devem ir até a escola mais próxima da residência. Segundo a gestão municipal, as informações sobre as unidades em que cada aluno irá estudar serão divulgadas a partir do dia 13 de dezembro.
Escola municipal de SP — Foto: Reprodução/TV Globo https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
A Prefeitura de São Paulo abriu o período de matrícula e rematrícula da rede municipal de ensino. Segundo a gestão municipal, as informações sobre as unidades em que cada aluno irá estudar serão divulgadas a partir do dia 13 de dezembro.
Para solicitar a vaga, os responsáveis pelas crianças ainda não matriculadas na Rede Municipal devem comparecer a escola mais perto da residência com documentos (veja a lista abaixo) e preencher a “Ficha de Matrícula”.
Os procedimentos necessários para a solicitação variam de acordo com a modalidade (Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos – EJA).
Nesse caso, a escola para qual o aluno for direcionado deverá entrar em contato com a família ou com o próprio estudante (no caso de maiores de idade) para avisar sobre a efetivação da matrícula.
O encaminhamento para matrícula ocorre por meio do georeferenciamento, que define como prioridade escolas próximas da casa do aluno (até 1.500 metros para berçários e até 2.000 metros a partir do mini grupo).
Caso não haja vaga em uma unidade próxima da residência, o estudante terá a matrícula garantida em uma escola a mais de 2km com direito ao Programa de Transporte Escolar Gratuito – TEG. https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Para os estudantes que já estão matriculados em escolas municipais, a rematrícula será automática e a vaga é garantida para as séries seguintes.
Os responsáveis são orientados apenas a buscarem a unidade para assinarem a ficha de rematrícula.
Documentos necessários para a matrícula nas Creches (CEIs) ou EMEIs:
- Documento de Identidade do aluno (Certidão de Nascimento, Registro Geral – RG ou Registro Nacional Migratório
- RNM/Protocolo de Solicitação de Refúgio);
- Comprovante/declaração de endereço no nome do pai/mãe ou responsável legal;
- CPF do aluno e do pai/mãe ou responsável legal ou RNM/Protocolo;
- Telefones para contato, preferencialmente celular, e e-mail do pai/mãe ou responsável legal;
- Carteira de vacinação atualizada;
- Cartão do Programa Bolsa-Família, se for o caso;
- Cartão do Sistema Único de Saúde.
Documentos necessários para a matrícula em EMEFs:
- Certidão de Nascimento, Registro Geral – RG ou Registro Nacional Migratório – RNM e CPF;
- Comprovante de endereço no nome do(a) pai/mãe ou responsável legal;
- Comprovante de escolaridade anterior, em caso de prosseguimento de estudos.
Fonte: G1