Saúde

Cidade de SP vai aplicar dose de reforço da vacina contra Covid-19 em profissionais da educação a

Vacinação começa com a faixa etária acima de 40 anos. Para receber o imunizante, professores precisam ter recebido a segunda dose há mais de seis meses.


Profissional de saúde administra dose de vacina na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Carrão, na zona leste de São Paulo, para vacinação contra a Covid- 19, no dia 26 de junho de 2021 — Foto: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO

Profissional de saúde administra dose de vacina na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Carrão, na zona leste de São Paulo, para vacinação contra a Covid- 19, no dia 26 de junho de 2021 — Foto: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (11) que vai aplicar a dose de reforço da vacina contra Covid-19 em profissionais da educação a partir do próximo dia 16.O reforço vai ser feito com uma dose do imunizante da Pfizer, segundo a administração municipal.

A aplicação terá início com professores e profissionais de educação de escolas municipais, estaduais e particulares entre 40 e 59 anos. A partir de 22 de novembro, também podem receber o reforço os profissionais com idade entre 18 e 39 anos.

Para receber a dose adicional é preciso um intervalo mínimo de seis meses desde a aplicação da segunda dose, independentemente do fabricante. Os profissionais da educação deverão apresentar, em qualquer posto de vacinação, um documento que comprove o vínculo empregatício na rede de ensino.

Com o anúncio, os professores se juntam a outros grupos profissionais que já estão aptos a receber a dose de reforço, como profissionais da Guarda Civil Metropolitana (GCM), sepultadores e fiscais das subprefeituras (leia mais abaixo).

Até esta quinta-feira (11), foram aplicadas 981.826 doses de reforço da vacina contra Covid-19 na capital paulista.

Também podem receber a dose adicional na capital pessoas que se vacinaram com duas doses de CoronaVac há mais de 28 dias e tenham viagem marcada para um país que não aceita o imunizante. https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Quem pode se vacinar em SP

A cidade de São Paulo aplica nesta quinta-feira (11) primeiras doses, segundas doses e doses de reforço da vacina contra a Covid-19 nos grupos já liberados para cada etapa do processo vacinal (veja abaixo).

Todos os postos da rede que seguem em operação para atender aos públicos elegíveis: 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras. A vacina também está disponível em 82 AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde. (Veja a lista completa dos endereços)

Pelo Filômetro, é possível acompanhar a situação de espera nos postos que estão em funcionamento na cidade. Na página também é possível conferir quais vacinas estão disponíveis para aplicação de segunda dose em cada unidade.

Podem se vacinar:

  • Para a primeira dose, pessoas a partir de 12 anos;
  • Para a segunda dose, pessoas que já completaram o intervalo necessário entre a primeira e a segunda aplicação, de acordo com o imunizante utilizado;
  • Para a dose de reforço, imunossuprimidos com mais de 18 anos, que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 28 dias;
  • Para a dose de reforço, idosos com mais de 60 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 6 meses;
  • Para a dose de reforço, indígenas aldeados, profissionais da saúde, profissionais da Guarda Civil Metropolitana (GCM), sepultadores e fiscais das subprefeituras, todos com mais de 18 anos e que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 6 meses.
  • Para a dose de reforço, pessoas com viagem marcada para países que não aceitam duas doses de CoronaVac, e que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *