Cidade de SP retoma vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos nesta segunda-feira; veja horários e locais de imunização
Segundo Secretaria Municipal da Saúde, 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 80 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas estarão disponíveis nesta segunda (24).
Primeiras crianças que tomaram a Coronavac em SP falam da importância da vacinação
A Prefeitura de São Paulo retoma nesta segunda-feira (24) a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades, iniciada no último sábado (22) após aprovação do uso infantil da Coronavac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo a gestão municipal, estarão abertas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 80 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas nesta segunda. As unidades disponíveis podem ser consultadas na página Vacina Sampa.
Enquanto as UBSs estão aplicando vacina para o público de 5 a 11 anos, nas AMAs integradas e drive-thrus só vacinam quem tem 12 anos ou mais.
Na terça-feira (25), feriado do aniversário de São Paulo , os postos de saúde estarão fechados, mas a vacinação acontece nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs).
As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis no ato da vacinação. Crianças de 5 anos e aquelas de 5 a 11 anos imunocomprometidas devem ser imunizadas exclusivamente com a vacina Pfizer pediátrica. Já as que têm de 6 a 11 anos podem ser vacinadas com a CoronaVac.
Horários dos locais de vacinação nesta segunda:
- Drive-thrus e megapostos: 8h às 17h, vacinação D1, D2 e DA
- UBSs e AMAs/UBSs Integradas: 7h às 19h, vacinação D1, D2 e DA
Balanço do 1º dia
Breno Diniz, de 11 anos, foi com o pai tomar a vacina contra a Covid — Foto: Reprodução/TV Globo https://09a03e0b030cab01dc804dfd1dad6b2f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
No sábado (22), primeiro dia da campanha expandida, a Prefeitura de SP registrou 85.074 doses aplicadas no público infantil na faixa etária de 5 a 11 anos.
Desse total, foram 74.014 imunizantes da CoronaVac e 11.060 da Pfizer. Algumas unidades registraram fila durante todo o sábado. Em todo o estado, foram 102.223 crianças que receberam a 1ª dose do imunizante contra a Covid-19, segundo o governo paulista.
Ao todo, São Paulo já vacinou 161.941 crianças deste a liberação da vacina para o grupo de 5 a 11 anos. Destes, 94.802 registros são na capital.
Balanço da vacinação infantil em SP neste sábado
Vacinação no estado
O governo de São Paulo começou a aplicar a vacina CoronaVac em crianças nesta quinta-feira (20) e atualizou o calendário de vacinação infantil.
O uso do imunizante contra a Covid-19, produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, foi aprovado para a faixa etária de 6 a 17 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início da tarde.
Com a aprovação da vacina, o calendário estadual de vacinação infantil foi atualizado para contemplar também crianças sem comorbidades. Antes da aprovação da CoronaVac para crianças, o estado de São Paulo restringia a imunização apenas às crianças com comorbidades, quilombolas e indígenas.
Governo de SP divulga novo calendário de vacinação para crianças e adolescentes
Aprovação da Anvisa
Desde o final do ano passado a Anvisa analisava o segundo pedido de autorização de uso da CoronaVac para crianças e adolescentes, feito pelo instituto. As solicitações, porém, previam vacinar o grupo de 3 a 17 anos. A agência optou por aguardar até que mais estudos sejam apresentados sobre crianças abaixo dos 6 anos.
A liberação aprovada nesta quinta seguiu as recomendações da área técnica, que definiu os seguintes critérios:
- Mesma formulação que aquela aplicada em adultos;
- Mesma dose;
- Mesma posologia: duas doses no intervalo entre 2 a 4 semanas;
- Faixa etária: 6 a 17 anos;
- Não aplicar em crianças imunocomprometidas.
O esquema vacinal para crianças é o mesmo do recomendado para os adultos: duas doses aplicadas em um intervalo de 28 dias.
Fonte: G1