Sorriso a favor da saúde: conheça cinco benefícios de dar boas risadas

Movimento dos músculos do rosto está associado a liberação de hormônios e aumento do fluxo sanguíneo, além de aspectos psicológicos positivos.


 — Foto: Shutterstock

— Foto: Shutterstock

Você já deve ter ouvido que rir é o melhor remédio. E para quem tinha dúvidas se a crença popular era fato ou fake, saiba que a ciência corrobora a ideia que abrir um sorrisão pode trazer benefícios físicos e mentais. Isso se deve a reações do corpo como a liberação da endorfina, que é uma substância natural produzida pelo cérebro e tem ligação direta com diversos processos benéficos no nosso organismo.

Uma das formas de liberar endorfina é o movimento dos músculos, e esse movimento pode variar de um exercício físico intenso até uma gargalhada. O movimento do rosto, dos nervos e de áreas próximas ao mostrar os dentes é o suficiente para produzir a substância em pequenas doses, além de aumentar o fluxo sanguíneo e aliviar a tensão física.

Há, ainda, aspectos psicológicos ligados ao sorriso – com benefícios tanto em relação ao sentimento com a própria personalidade quanto à receptividade das pessoas à volta.

Em meio às responsabilidades e contratempos do dia a dia, é comum, às vezes, que o bom humor fique abalado e as risadas se tornam mais raras. Mas o importante é não naturalizar o prolongamento das frustrações e, sempre que possível, experimentar abrir um sorriso.

Pronto para movimentar os músculos do rosto? Conheça alguns benefícios associados ao sorriso e às substâncias liberadas por ele.

1. Fortalece o sistema imunológico

Uma das importâncias da endorfina é a estimulação do sistema imunológico. Que tal um corpo menos propenso a doenças e desgastes físicos? O hormônio reduz o estresse, aumenta o número de células imunes e também de anticorpos, que são responsáveis pelo combate a doenças e infecções.

2. Diminui a ansiedade

A substância química que fortalece o sistema imunológico também é responsável por diminuir a ansiedade. Portanto, se entregar à risada, quando possível, pode diminuir a tensão e nos deixar mais leves para encarar o dia a dia.

3. Faz bem para o coração

Além da calma que o sorriso garante a curto prazo, os benefícios podem se estender por muito tempo, já que o sistema cardíaco também ganha. Rir aumenta o fluxo sanguíneo, o que auxilia no controle da pressão arterial e pode prevenir ataques cardíacos e problemas cardiovasculares.

4. Estimula pensamentos positivos

O sorriso inspira sensações positivas em nós mesmos. Em paralelo ao fator físico associado ao relaxamento, sorrir, psicologicamente, inspira sensações positivas. A partir do momento que encaramos situações com leveza, estamos criando um padrão de comportamento que associa bem estar às complexidades do dia a dia.

5. Aproxima pessoas e estimula confiança

Sorrir causa diversos aspectos positivos em relação ao olhar de outras pessoas. Segundo pesquisas, um comportamento mais simpático visualmente gera mais empatia, estimula confiança e nos torna mais atraentes em ambientes sociais.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *