Polícia identifica dois dos quatro suspeitos de assassinar empresário
Polícia identifica dois dos quatro suspeitos de assassinar empresário dentro de casa em SP; um foi morto e o outro fugiu
O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) acredita que o suspeito foragido, chamado Willian, seria o responsável por ter atirado no empresário Francisco Filippo.
Por Kleber Tomaz, TV Globo — São Paulo

Policia prende suspeitos de assassinar engenheiro
A Polícia Civil de São Paulo identificou dois dos quatro suspeitos de assaltar uma residência no Jardim Paulista e matar o morador, o empresário Francisco Filippo, com um tiro na nuca.
Durante ação da polícia, houve troca de tiros e um deles foi baleado e morreu, mas o outro suspeito conseguiu fugir. O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) acredita que o homem que fugiu, chamado Willian, é o responsável por ter atirado no empresário.
Os outros dois que estavam com o grupo no dia do assalto ainda não foram identificados.
O delegado Thiago Delgado afirmou, durante coletiva na tarde desta sexta-feira (6), que a polícia não trabalha com a hipótese de que a vítima reagiu ao roubo, mas também não descarta essa possibilidade. Essa questão ainda está sob investigação.
Outros dois homens foram presos durante a operação policial — Alexandre e Cauã foram detidos porque estavam na casa de Wesllen, o suspeito que foi baleado e morto. Cauã seguirá preso, segundo a polícia, por porte ilegal de arma.
Apesar de terem sido detidos na casa dos suspeitos, Alexandre e Cauã não participaram do latrocínio do engenheiro, segundo delegado Thiago.
Ainda segundo o Deic, em uma das residências, na Zona Leste, foram encontradas roupas de um dos criminosos já identificado por participação no crime. Ele não estava no local.
Crime em área nobre
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/I/AwGB5pTi2976vFG4iJaA/fotojet-2025-06-05t095442.410.jpg)
Dono de construtora é morto em assalto dentro de casa no Jardim Paulista, bairro nobre de SP — Foto: Reprodução/ TV Globo
Segundo as investigações, os assaltantes ficaram cerca de oito minutos no local e desligaram as câmeras de segurança do lado interno, portanto, a polícia ainda não tem a imagens dos envolvidos no crime.
De acordo com a diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Ivalda Aleixo, o engenheiro estava tomando café, para aguardar a esposa chegar, quando foi surpreendido pelos bandidos.
A única pista, até o momento, é de um circuito de segurança de uma das casas vizinhas. Nas filmagens, é possível observar quando os bandidos deixam o local. Eles estavam em um HB20, que depois acabou abandonado em Moema, na Zona Sul, e já foi localizado pela polícia.
O DHPP e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) vão trabalhar em conjunto nas investigações desse caso porque a polícia quer saber se esse crime tem relação com outras invasões a residências de alto padrão em São Paulo.
A suspeita é a de que integrem uma quadrilha conhecida por assaltar casas. O caso está sendo tratado como latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que dois celulares foram apreendidos no local.
No dia do crime, a mulher dele chegou em casa com o filho do casal de 5 anos logo depois, mas já encontrou o marido morto. Filippo foi enterrado nesta quinta-feira (5) em Guaratinguetá, no interior de São Paulo.
Pai e dono de construtora
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/d/7/RkNo1tTA239NtPaN0IgQ/francisco-sebe.jpg)
O engenheiro Francisco Paulo de Sebe Filippo, de 57 anos, foi morto na Zona Sul de São Paulo na noite desta quinta-feira (4). — Foto: Reprodução/TV Globo
Empresário bem-sucedido no ramo da construção civil de São Paulo, o engenheiro Francisco Paulo de Sebe Filippo, de 57 anos, nascido em Guaratinguetá, no interior do estado, construiu um pequeno império de empresas.
A Construtora Filippo, principal empresa do engenheiro, foi criada em 1992 ao lado de outros familiares e é responsável por projetar e erguer imóveis de alto padrão.
A empresa diz nas redes sociais que tem “atuação focada no desenvolvimento de apartamentos arrojados e propriedades para locação em locais de grande potencial de valorização”.
Ele foi ainda um dos fundadores da Associação Guaratinguetaense de Engenheiros e Arquitetos (AGEA), que emitiu uma nota de pesar pela morte dele: “É com pesar que informamos o falecimento do Engenheiro Francisco Filippo, um dos fundadores da AGEA. Destacamos sua grande contribuição à engenharia”.
Fonte: G1