Geral

Esportes sentados, de mira e com água: onde se destacam os países do quadro de medalhas

Por Guilherme Costa — Paris, França


Olimpíadas em 1 minuto: o resumo do dia 07/08 nas Olimpíadas

Cada um dos principais países do quadro de medalhas se destaca em esportes com características parecidas. A Grã Bretanha, quinta da lista, foca muito as conquistas nos chamados esportes sentados, como ciclismo, remo, hipismo, canoagem e vela. A Austrália se dá bem em esportes com água, enquanto a Coreia do Sul se mantém entre os primeiros do quadro por conta dos esportes de mira (tiro, tiro com arco e esgrima – sim, esgrima, para muitos, é um esporte de mira).

Na briga pelo topo do quadro, os Estados Unidos focam suas medalhas na dupla natação e atletismo, enquanto a China tem ouros “garantidos” desde o início nos saltos ornamentais e tênis de mesa.

No quadro de medalhas, EUA lideram com 27 ouros, contra 25 da China. Austrália está em terceiro com 18, França tem 13 e Grã Bretanha 12. Clique aqui para ver o quadro completo.

EUA: Os americanos são a maior potência do esporte mundial, se destaca em muitas modalidades, mas mais da metade dos ouros vêm do atletismo e natação. O país também se destaca muito nos esportes coletivos: está na semi do basquete(masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino), polo aquático (masculino e feminino) e na final do futebol feminino.

Estados Unidos 1 x 0 Alemanha | Melhores momentos | Futebol feminino | Jogos de Paris 2024

China: Os chineses têm muitas medalhas que eram consideradas certas desde o início. Eram “favas contadas” oito ouros nos saltos ornamentais, cinco no tênis de mesa e dois no nado artístico, além de pelo menos cinco no levantamento de peso. De quebra, ainda vieram mais cinco ouros no tiro esportivo.

Saltos Ornamentais: Dupla da China conquista medalha de ouro na plataforma de 3m

Austrália: onze das 17 medalhas de ouro do país vieram de esportes que envolvem água, como natação, canoagem e vela. Surfe e remo também conquistaram medalhas.

Austrália fica com o ouro no revezamento 4x200m feminino. Brasil termina em sétimo

Grã Bretanha: os britânicos têm um termo “esporte sentado”. E são nesses esportes que as medalhas são conquistadas. Do remo, ciclismo e hipismo vieram sete dos 11 ouros conquistados.

Coreia do Sul: os 12 ouros conquistados vieram dos chamados esportes de mira: tiro esportivo, tiro com arco e esgrima. Tem alguns jornalistas sul-coreanos que dizem que esgrima é um esporte de mira, pois precisa de muita precisão para acertar os toques.

Guilherme Costa Brasil em Tóquio blog — Foto: Reprodução

Guilherme Costa Brasil em Tóquio blog — Foto: Reprodução

Fonte: Ge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *