Menina de 13 anos morta em acidente de moto
Menina de 13 anos morta em acidente de moto com omissão da PM sonhava em ser bailarina e aeromoça
Manuela Carvalho, de 13 anos, foi velada na tarde desta terça (14) em Santo André, na Grande São Paulo. O jovem Albert Bauman, de 18 anos, também morreu no acidente. Secretaria da Segurança Pública disse que policiais que perseguiam as vítimas foram afastados.
Manuela, de 13 anos, morreu após acidente de moto. Polícia passou pelo local, mas não prestou socorro — Foto: Reprodução/TV Globo
Manuela Carvalho, de 13 anos, era uma menina alegre, sorridente, engraçada e cheia de sonhos, segundo a família. A adolescente, que queria ser bailarina e aeromoça, faleceu em um acidente de moto na madrugada desta segunda-feira (13), na Zona Leste de São Paulo, e foi velada na tarde desta terça-feira (14) em Santo André.
A polícia investiga as causas do acidente que também deixou morto o condutor da moto, Albert Bauman, de 18 anos.
Câmera de segurança registrou o momento em que o motociclista bateu após ser perseguido por uma viatura da PM. Os policiais presenciaram o acidente, reduziram a velocidade, mas não pararam para prestar socorro.
Familiares e amigos que estiveram no velório prestaram homenagens à jovem de 13 anos:
“Minha sobrinha era um doce, uma bailarina linda, que abria todos os espetáculos da escola de balé. Era aplaudida por todos. A gente não se considerava exatamente tia e sobrinha. Ela era a irmã mais nova que eu nunca tive”, contou Ana Julia Souza, tia de Manuela.
“A Manu era uma menina muito alegre, sempre alegrava todo mundo. Era divertida, era muito difícil ver ela mal, era bem quieta, fazia tudo na escola. Ela era uma boa pessoa”, disse a amiga Tauane Marques.
Lilia Dourado, professora de balé de Manu, como era conhecida, afirmou que aluna era uma “menina maravilhosa, tinha sempre um sorriso, sempre brincando”.
Investigação
Um boletim de ocorrência foi registrado no 49º Distrito Policial (DP), São Mateus, às 4h28, mas não pela viatura que aparece no vídeo.
O Código de Trânsito Brasileiro prevê prisão de 6 meses a 1 ano para quem, em caso de acidente, não presta socorro imediato à vítima, ou deixa de solicitar auxílio de autoridade pública.
“Cheguei lá e vi a pior cena da minha vida. Minha filha na calçada, o outro menino também. Não prestaram socorro. Eram duas vidas, duas famílias que estavam ali”, lamentou Francisca de Souza Silva, mãe da Manuela Carvalho, de 13 anos.
“Foi uma perseguição. Quando chegamos ao local, só tinha uma viatura na guarda. Alguns vizinhos vieram falar que tinha sido perseguição, porque, até então, a gente não tinha a informação. A partir do vídeo, a gente entende que houve perseguição, e a viatura da Força Tática se evadiu do local”, relatou Fabiana Farias Almeida, tia de Manuela.
PMs presenciam acidente e não socorrem vítimas; jovens de 13 e 18 anos morreram
Albert Bauman, de 18 anos, chegou a ser atendido com vida no Hospital de São Mateus, mas não resistiu aos ferimentos.
Quando outra equipe da PM chegou, as vítimas já estavam sendo atendidas. Os agentes relataram que, aparentemente, o condutor da moto perdeu o controle da moto, subiu na calçada e bateu em barras de ferro e em um poste. No entanto, não mencionam a viatura que aparece nas imagens.
A mãe de Manuela contou que testemunhas falavam: “Foi a polícia, foi a polícia, foi a polícia que derrubou”. A própria família da vítima que conseguiu as imagens das câmeras de segurança.
O que diz a SSP
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que a PM abriu um Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias do caso e que os agentes envolvidos estão afastados até a conclusão das investigações.
A pasta também disse que a instituição não compactua com desvios de conduta e que apura e pune com rigor casos de irregularidades.
O 49º Distrito Policial, de São Mateus, faz uma investigação, que inclui a análise das imagens compartilhadas.
Fonte: G1