Furto de cobre pode ter eletrocutado adolescente que encostou em poste perto da Arena Corinthians


Um furto de cobre pode ter provocado a morte do torcedor de 16 anos, eletrocutado perto da Arena Corinthians, na Zona Leste de São Paulo, logo depois do jogo entre o clube paulista e o Fortaleza, pela Copa Sul-Americana.

Segundo a Polícia Científica, o furto correu na malha de aterramento do poste. Os laudos ainda estão sendo elaborados e devem confirmar se foi depois disso que o poste ficou energizado, uma vez que o cobre tem a função de desviar a corrente elétrica e impedir que choques aconteçam.

A Polícia Civil disse que também está atrás de testemunhas para esclarecer o caso. O corpo de Rafael brolezi foi enterrado na quinta-feira (29), em Águas de lindóia, no interior do estado.

Rafael Suman Brolezi tinha 16 anos e esteve na Neo Química Arena nesta terça-feira (26). — Foto: Reprodução

Rafael Suman Brolezi tinha 16 anos e esteve na Neo Química Arena nesta terça-feira (26). — Foto: Reprodução

À TV Globo, um outro torcedor que também saía do jogo entre Corinthians e Fortaleza na noite da terça-feira (26), relatou ter tomado choque após encostar no mesmo poste em que Rafael Brolezi recebeu uma descarga elétrica.

Davi Bittencourt contou que passou pelo local e viu Rafael sendo atendido nas imediações da Neo Química Arena, em Itaquera, Zona Leste da capital paulista. Davi disse que chegou a cair no chão após levar o choque.

“Eu tomei um choque forte, fiquei um pouco tonto, cambaleei, mas foi uma coisa muito rápida. Eu caí no chão e já me levantei. Aí eu fui para casa, mostrei os ferimentos para minha mãe e a gente foi ao hospital. Fiz todos os exames, tomografia, eletrocardiograma e por um milagre de Deus não aconteceu nada comigo”, conta.

Inquérito

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a morte do torcedor. Segundo a polícia, Rafael Suman Brolezi voltava com os amigos da Neo Química Arena quando, ao atravessar a rua, encostou em um poste de iluminação e recebeu uma descarga elétrica.

Em nota, a Enel Distribuição São Paulo, empresa que fornece energia para a capital, informou que o acidente não envolveu a rede elétrica da distribuidora. “No local do acidente existem postes de iluminação pública, que não pertencem à companhia”, informou a companhia.

O adolescente chegou a ser atendido pelo Samu e levado primeiramente para a UPA de Itaquera. Na sequência, ele foi transferido para o Hospital Planalto, onde morreu.

O caso foi registrado como morte suspeita no 24° Distrito Policial da Ponte Rasa, mas o inquérito foi encaminhado ao 65° DP de Artur Alvim, que realiza diligências para esclarecer os fatos.

A Enel, por meio de nota, afirmou que “o acidente não envolveu a rede elétrica da distribuidora. No local do acidente existem postes de iluminação pública, que não pertencem à companhia”.

g1 procurou a Prefeitura de SP, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.

Clube emite nota

 O g1 voltou à região da Arena Corinthians para saber como está a vida no entorno do bairro, após 8 anos da inauguração do estádio na copa — Foto: Ana Flávia Paula / g1

O g1 voltou à região da Arena Corinthians para saber como está a vida no entorno do bairro, após 8 anos da inauguração do estádio na copa — Foto: Ana Flávia Paula / g1

O Corinthians divulgou na tarde desta quarta-feira (27) uma nota lamentando a morte de Rafael Suman Brolezi, torcedor de 16 anos que morreu após levar um choque ao sair do estádio na noite de terça (26).

De acordo com o time, o fato ocorreu fora da Neo Química Arena, na via pública, aproximadamente meia hora após o término do jogo. “Nossos bombeiros perceberam o movimento e foram ao local, sendo informados que já haviam chamado o resgate.”

“O Sport Club Corinthians Paulista manifesta profundo pesar pelo falecimento de Rafael Suman Brolezi na noite desta terça-feira, 26 de setembro. O torcedor, que esteve no jogo contra o Fortaleza pela CONMEBOL Sudamericana, havia deixado a Neo Química Arena e teve um acidente, envolvendo o equipamento urbano da iluminação viária. Após o ocorrido, Rafael foi levado ao Hospital Planalto, onde veio a falecer. O Corinthians se solidariza aos familiares e amigos, desejando paz e força neste momento de grande dor”.

Morava em Águas de Lindóia

Rafael é de Águas de Lindóia (SP) e enteado do vereador Valmir Franco. O prefeito Gil Helou (PDT) publicou uma nota de pesar nas redes sociais. “Um rapaz novo, alegre e que era apaixonado pelo time de coração, o Corinthians. Uma perda irreparável”, afirma.

“Deixo aqui meu sincero pesar e as nossas orações e pensamentos para a Daniela, para o pai do Rafael, Marcelo Brolezi, também para o Valmir e para todos os amigos e familiares. Que Deus possa dar o conforto que as palavras não conseguem neste momento tão difícil”, completou.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *