Lula cita “animosidade” contra STF

Lula cita “animosidade” contra STF e diz que “ninguém precisa saber” como os ministros votam

“Daqui a pouco, um ministro da Suprema Corte não pode sair na rua, porque tem um cara que não gostou da decisão dele”, afirmou o presidente

Presidente Lula durante cerimônia em BrasíliaPresidente Lula durante cerimônia em Brasília28/8/2023 REUTERS/Adriano Machado

Lucas SchroederAna Patrícia Alvesda CNN

São Paulo e Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta terça-feira (5), que “ninguém precisa saber” como votam os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante o programa “Conversa com o Presidente”, sua live semanal, Lula citou “animosidade” contra os ministros da Corte.

“A sociedade não tem que saber como é que vota o ministro da Suprema Corte. O cara tem que votar, ninguém precisa saber, votou a maioria — 5 a 4, 6 a 4, 3 a 2. Não precisa ninguém saber, porque aí cada um que perde fica com raiva, cada um que ganha fica feliz”, disse Lula.

“Para a gente não criar animosidade, eu acho que era preciso começar a pensar se não é o jeito da gente mudar o que está acontecendo no Brasil, porque do jeito que vai daqui a pouco um ministro da Suprema Corte não pode mais sair na rua, passear com a família, porque tem um cara que não gostou da decisão dele”, acrescentou o petista.

Antes de fazer as observações, Lula havia feito críticas à postura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e afirmou que não cabe ao presidente da República gostar ou não das decisões do Supremo.

“A Suprema Corte decide, e a gente cumpre. É assim que é”, completou Lula.

Agressão a Moraes em Roma

Há dois meses, o ministro Alexandre de Moraes relatou ter sido agredido no aeroporto internacional de Roma, na Itália. A Polícia Federal (PF) abriu inquérito e aguardava, desde o início desta semana, as imagens do aeroporto para continuar com as investigações.

Conforme apurou a CNN, as imagens que mostram o entrevero entre o grupo de turistas brasileiros e Moraes desmentem a versão dos agressores.

As imagens mostram que os turistas passam perto de Moraes e sua família e começam a ofendê-los e gravá-los.

As autoridades italianas fizeram uma espécie de relatório da gravação, confirmando que Munarão se aproxima do ministro e passa a agredi-lo verbalmente e a filmá-lo, enquanto Moraes fazia o credenciamento para entrar numa sala VIP do aeroporto.

As imagens mostram que eles estavam passando e começaram a gravar e ofender. As autoridades italianas, inclusive, fizeram um documento e afirmam que a mulher vai chegando perto do ministro e passa a proferir palavras e gravar Moraes.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *