Semáforos inteligentes prometidos pela Prefeitura de SP desde 2019 começam a ser instalados em pontos da cidade


Semáforo na cidade de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Semáforo na cidade de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Com atraso de cinco anos, a Prefeitura de São Paulo começou a instalar semáforos inteligentes em pontos específicos da cidade.

A modernização do sistema de semáforos da cidade está para sair desde 2019, quando a gestão municipal anunciou uma licitação para contratar uma empresa que deveria instalar semáforos inteligentes e fazer a manutenção dos equipamentos. O edital chegou a ser alvo do Tribunal de Contas por falta de clareza e transparência.

Com um custo de mais de R$ 1 bilhão, o projeto ainda está em fase de teste, com a instalação da tecnologia em 16 cruzamentos.

Os semáforos que estão com a nova tecnologia ganharam uma placa com o aviso: “Semáforo em modernização”.

A expectativa é a de que os novos equipamentos ajudem a agilizar o trânsito por meio de uma tecnologia que transforma imagens em dados.

Um desses cruzamentos é o da Avenida Doutor Arnaldo com a Rua Cardeal Arcoverde, na Zona Oeste da capital.

Os equipamentos têm câmeras inteligentes, que fazem a leitura da quantidade de carros, transformam isso em dados e adaptam o tempo de abertura do sinal para que haja mais fluidez no trânsito.

Se houver um acidente, essas imagens chegam em tempo real para a CET, que também interfere no tempo de abertura do semáforo.

A promessa da Prefeitura de São Paulo é de que 2.586 cruzamentos tenham essa ajuda das câmeras inteligentes em até três anos.

O trabalho é feito pela empresa ilumina que faz a manutenção e o controle dos semáforos na cidade. A ideia é que a modernização ajude a diminuir os furtos de cabos de cobre que prejudicam o sistema semafórico.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *