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Via Mobilidade vai pagar R$ 150 milhões em indenização por falhas nas linhas 8 e 9 de trem em SP


Passageiros enfrentam trens lotados após nova falha na Linha 5-Lilás, da ViaMobilidade — Foto: Hermínio Bernardo/TV Globo

Passageiros enfrentam trens lotados após nova falha na Linha 5-Lilás, da ViaMobilidade — Foto: Hermínio Bernardo/TV Globo

As Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e do Consumidor assinaram, nesta segunda-feira (14), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a concessionária ViaMobilidade para melhorias nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do sistema de trens. Foram dez meses de negociações para a assinatura do termo.

  • Com a assinatura do TAC, por ora, o Ministério Público de São Paulo deixa de pedir na Justiça o cancelamento da concessão das duas linhas;
  • Em contrapartida, a Via Mobilidade vai compensar os passageiros pelas falhas na operação desde que assumiu;
  • empresa, do grupo CCR, deve pagar R$ 150 milhões em indenização.

valor será usado para construir um complexo esportivo no Grajaú, na Zona Sul da capital, com quadras, pistas de skate, bicicleta e caminhada. O pacote inclui ainda:

  • Uma creche ou escola infantil, de R$ 8 milhões, em cada uma das seis cidades por onde a linha 8 passa (São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Itapevi e Jandira);
  • Ampliação do mezanino e interligação das plataformas da Estação Barra Funda, da Linha 8-Diamante (incluindo a instalação de três novas escadas rolantes e a reforma de outras quatro já instaladas), para proporcionar melhor fluxo de passageiros e mais conforto e agilidade nos embarques, desembarques e integrações, além de reduzir o risco de superlotação das plataformas;
  • Instalação de estrutura de interligação das plataformas da Estação Presidente Altino, para distribuir melhor a ocupação e o fluxo de passageiros, especialmente na integração entre as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, trazendo mais segurança e conforto;
  • Ampliação da quantidade de bloqueios de acesso à Estação Autódromo-Interlagos, da Linha 9-Esmeralda, e da sua cobertura externa, para reduzir as filas e aumentar o conforto dos passageiros que ingressam no sistema;
  • Reforma da Estação Antônio João, da Linha 8-Diamante, com a instalação de quatro escadas rolantes, quatro elevadores, novo mezanino, cobertura em toda área útil das plataformas de embarque e desembarque, piso de granito, novos sanitários públicos, bicicletário e paraciclo;
  • Implantação de sistema que permitirá ao passageiro das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda acessar informações sobre o próximo trem, por meio da leitura com smartphones de QR-Codes exibidos nas estações.

Antecipação de R$ 636 milhões

A Via Mobilidade se comprometeu, ainda, a antecipar R$ 636 milhões em investimentos que ela já teria que fazer ao longo do contrato de concessão. Entre elas estão:

  • Substituição de 43 mil dormentes de madeira por peças de concreto até 2025;
  • Reforma de 33 Aparelhos de Mudança de Via (AMV);
  • Recuperação de escadas rolantes e elevadores;
  • Treinamento de condutores com similares e óculos de realidade virtual;
  • Modernização do sistema.

Histórico de falhas

Em abril deste ano, a pedido do governador de São Paulo, o Ministério Público (MP-SP) decidiu dar uma nova chance para a ViaMobilidade melhorar a qualidade do serviço prestado.

O órgão determinou que a empresa privada apresentasse um plano de investimento com resultados rápidos para as linhas, além do pagamento de indenização pelas falhas acumuladas.

Fonte: G1

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