Apagão nacional afeta operação em linhas do Metrô de SP
Linha1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 15- Prata registraram falhas de energia. ONS diz que problema ocorreu às 8h31 e prejudicou fornecimento de energia para estados do Norte, do Nordeste e do Sudeste.
Apagão nacional afeta operação da Linha 4-Amarela do Metrô de SP
Um apagão nacional afetou a operação em diversas linhas do Metrô de São Paulo na manhã desta terça-feira (15). Ao menos 18 estados foram atingidos.
Segundo a reportagem apurou, as linhas afetadas foram:
- Linha 1-Azul;
- Linha 2-Verde;
- Linha 3-Vermelha;
- Linha 4-Amarela;
- Linha 15-Prata.
De acordo com o Metrô, nas linhas 1, 2 e 3 o reflexo da falta de energia foi sentido na iluminação das estações e não na operação dos trens.
Estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela — Foto: Arquivo Pessoal/Sandra Lino
Segundo a ViaQuatro, concessionária responsável pela Linha-4 Amarela, os trens operaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada por conta de uma falha elétrica externa, que ocorreu às 8h30.
Os passageiros foram orientados por avisos sonoros e por Agente de Atendimento e Segurança nos trens e estações.
Apagão nacional afeta operação da Linha 4 – Amarela do Metrô em SP — Foto: Reprodução/TV Globo
As plataformas ficaram lotadas por conta do problema. Ônibus do sistema Paese foram acionados entre as estações Paulista e Luz às 8h52.
Nas redes sociais, moradores de bairros da Zona Norte e Sul também relataram falta de energia.
Em nota, a Enel informou que registrou a interrupção de parte da sua carga nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). “A energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema”.
Ainda conforme a Enel, a interrupção de parte da carga de energia acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional. “O procedimento ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores”, afirma a empresa.
Apagão nacional afeta operação de linhas do Metrô de SP
Fonte: G1