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Trem Intercidades entre Campinas e SP é indicado pelo estado para ‘novo PAC’; veja o que se sabe


Área da estação ferroviária central, em Campinas, terá uma estação do Trem Intercidades — Foto: Carlos Bassan/PMC

Área da estação ferroviária central, em Campinas, terá uma estação do Trem Intercidades — Foto: Carlos Bassan/PMC

O governo de São Paulo confirmou que o projeto do Trem Intercidades entre Campinas (SP) e a capital paulista está na lista de propostas indicadas pelo estado ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Veja abaixo o que já se sabe sobre a concessão do serviço.

O edital prevê aporte de R$ 12,8 bilhões para a infraestrutura, incluindo a construção e modernizações. A Secretaria de Parcerias em Investimentos de São Paulo alegou que ainda não houve solicitação de valor específico porque o lançamento do “novo PAC” foi adiado de julho para agosto.

O “novo PAC” prevê a retomada de obras paradas, a aceleração das que estão em andamento e novos empreendimentos em pelo menos seis grandes áreas de investimento. O edital do Trem Intercidades prevê aporte total de R$ 12,8 bilhões para a infraestrutura, incluindo a construção e modernizações.

g1 questionou a secretaria sobre quantos projetos foram indicados pelo estado ao programa, mas não houve resposta até esta publicação. “O governo de São Paulo participou de reuniões para indicação de possíveis projetos para compor a carteira do programa e agora aguarda confirmação de inclusão dos empreendimentos sugeridos”, informa nota da assessoria.

Desde que o edital foi publicado, pelo menos cinco grupos nacionais e internacionais manifestaram interesse no Trem Intercidades, informou a Secretaria de Investimentos em Parcerias. O governo de São Paulo disse ainda que indicou mais dois projetos ao programa, mas não mencionou detalhes.

Já a Casa Civil informou, em nota, que o “novo PAC” está em fase final para ser lançado no início de agosto, com o retorno do Congresso. “Alguns projetos foram antecipados, mas a carteira final está em fechamento e, neste momento, não temos o detalhamento solicitado sobre Trem Intercidades”.

O governo federal mencionou ainda que o novo plano deve reunir investimentos anuais estimados em R$ 60 milhões do Orçamento Geral da União (OGU), além de parcerias público-privadas, concessões, financiamento a estados e municípios que tenham margem de empréstimo para fazer investimentos por meio de parcerias com a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste.

Veja, abaixo, tudo o que se sabe sobre o Trem Intercidades

💰 Qual o investimento previsto?

  • O edital prevê aporte de R$ 12,8 bilhões para a infraestrutura, incluindo a construção e modernizações.
  • A concessão já teve valor inicial de R$ 7,5 bilhões, mas depois a quantia foi alterada e elevada para R$ 10,2 bilhões, em 2022. O novo valor, diz o estado, inclui correção inflacionária.

📅 Qual o prazo de concessão?

  • A concessão será de 30 anos, a partir do início da operação comercial.

🚄´Quais as ligações previstas?

  • Serviço Expresso (Trem Intercidades) – São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí;
  • Serviço Linha 7 Inicial e o Serviço Linha 7-Rubi – conectam a Estação Barra Funda, em São Paulo, a Jundiaí, e atende às cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista;
  • Serviço TIM (Trem Intermetropolitano) – vai de Jundiaí a Campinas, e atende também Louveira, Vinhedo e Valinhos.
Extensão do projeto do Trem Intercidades entre Campinas e São Paulo, apresentado em audiência pública nesta segunda-feira (16) — Foto: Eduardo Rodrigues/EPTV

Extensão do projeto do Trem Intercidades entre Campinas e São Paulo, apresentado em audiência pública nesta segunda-feira (16) — Foto: Eduardo Rodrigues/EPTV

Quanto tempo vai demorar a viagem?

  • O Trem Intercidades (serviço expresso) deve percorrer os 101 km entre São Paulo e Campinas no tempo previsto de 1 hora e 4 minutos.
  • A proposta é que as viagens do serviço expresso tenham intervalos de 15 minutos nos horários de pico.

📆 Qual a previsão de entrega?

  • Rafael Benini, Secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), informou que o serviço intermetropolitano, com paradas em Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, estará em funcionamento até 2029, enquanto o trem expresso, que prevê apenas uma parada de dois minutos em Jundiaí, deve começar a operar até 2031.

💲Quanto pode custar a passagem?

  • O valor estimado da tarifa do serviço expresso, definido a partir de pesquisas sobre potencial e demanda, é de R$ 64, mas a companhia vencedora da concorrência pode oferecer um valor inferior ao teto;
  • Atualmente, uma passagem de ônibus entre Campinas e São Paulo está na faixa de R$ 48, enquanto quem usa um carro próprio paga em torno de R$ 24,60 somente de pedágios para ir de Campinas a São Paulo, considerando-se o uso da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), uma das principais do estado;
  • “A gente entende que [a tarifa de] R$ 64 é adequada porque o serviço é mais rápido, estamos falando de um deslocamento em 1h04, enquanto o ônibus é de 1h30 a 2h, pode ser até mais que isso com trânsito. Além disso, as tarifas de ônibus não são reajustadas há algum tempo”, ponderou André Isper, secretário-executivo da SPI.

🚃 Qual a velocidade do trem?

  • Para a realização do serviço expresso, o edital prevê que a empresa implante trens cuja velocidade máxima chegue a 140 km/h – o que é considerado média velocidade.
  • O projeto também inclui a implantação de um serviço metropolitano entre Campinas e Francisco Morato (SP), e estabelece atendimentos a outros municípios do interior paulista como Louveira (SP), Valinhos (SP) e Vinhedo (SP). A extensão dessa operação seria de 65,8 km, com nove estações e velocidade comercial de 56 km/h – a estimativa é que o tempo de viagem dure 55 minutos.

👨‍👩‍👧‍👦Quantos passageiros serão transportados?

  • O estado prevê que o serviço expresso (SP e Campinas em 64 minutos) seja atendido por um trem com capacidade para 800 passageiros, operando em intervalos de até 15 minutos nos horários de pico.
  • A expectativa do projeto é atender até 60 mil passageiros por dia em todos os serviços.

🧱Qual a infraestrutura prevista?

  • O edital prevê que as composições contem com banheiros, incluindo os acessíveis;
  • Telas pelos vagões para informar detalhes sobre a viagem e trajeto, e que poderão ser explorados para publicidade;
  • Oferta de sinal de internet (Wi Fi), tomada e porta USB aos passageiros;

🔨Quantos empregos serão gerados?

  • A projeção é que o empreendimento irá gerar 10,5 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.

Fonte: G1

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