Chuva causa alagamentos nas zonas Oeste e Leste de SP


Chuva na Zona Norte de SP. — Foto: Gustavo Honório/ g1

Chuva na Zona Norte de SP. — Foto: Gustavo Honório/ g1

A cidade de São Paulo foi atingida novamente por fortes chuvas na tarde desta quinta-feira (9), que provocaram alagamentos e deixaram moradores ilhados principalmente nas zonas Leste e Norte.

Por volta das 14h, toda as regiões da cidade entraram em estado de atenção para alagamentos, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Segundo o CGE, às 15h20 havia quatro pontos intransitáveis na cidade. Na Lapa, Zona Oeste, a Avenida Ordem e Progresso tem dois trechos fechados.

Avenida Anhaia Mello. — Foto: Rodrigo Rodrigues/ g1

Avenida Anhaia Mello. — Foto: Rodrigo Rodrigues/ g1

Na Zona Leste, na Vila Formosa, Mooca e Vila Prudente tem três locais. Na Avenida Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, o trânsito está impedido pela água.

Na Zona Norte da cidade, a chuva causou um vazamento dentro de um ônibus. A goteira molhou assentos, impedindo que eles fossem utilizados por passageiros.

Goteira dentro do ônibus molhando o assento na Zona Norte.

Goteira dentro do ônibus molhando o assento na Zona Norte.

Linha 10-Turquesa

 

A circulação de trens foi interrompida, por volta de 14h55, na estação Utinga, da Linha 10 – Turquesa, por conta de pontos de alagamentos. O Sistema Paese foi acionado para atender os passageiros.

Os trens com sentido a Rio Grande da Serra estão conseguindo ir até a estação São Caetano do Sul e os trens com sentido à estação Brás vão até a Estação Prof. Celso Daniel-Santo André.

A situação foi normalizada por volta de 16h.

Entenda o temporal em SP

 

Na tarde de quarta, a forte chuva que atingiu a capital deixou uma mulher morta, carros boiando, provocou alagamentos e quedas de árvore. Segundo o Corpo de Bombeiros, a idosa que morreu estava em um carro que ficou submerso pela água, em Moema, na Zona Sul. A vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Os bombeiros informaram que foram abertos 66 chamados para quedas de árvores, 61 para enchentes e 13 para desabamentos.

De acordo com o CGE:

  • Áreas de instabilidade vindas do interior, formadas pelo ar quente e úmido, continuam atuando na capital paulista com potencial para granizo e alagamentos.
  • Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostraram chuva forte em quase toda a Zona Leste, principalmente nas subprefeituras de Itaquera, Aricanduva/Formosa, Guaianases, Itaim Paulista e Cidade Tiradentes.
  • O mesmo quadro de chuva forte foi observado na Zona Sul, nas subprefeituras de Santo Amaro, Campo Limpo e Cidade Ademar.
  • A previsão é que a noite deve continuar com tempo instável, com chuvas atuando de forma generalizada com potencial para alagamentos e transbordamentos.

 

Medidas de segurança

 

Entre as medidas que podem amenizar os efeitos dos alagamentos estão:

  1. Evitar transitar em ruas alagadas.
  2. Não enfrentar correntezas.
  3. Ficar em lugar seguro e pedir ajuda, caso necessário.
  4. Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios.
  5. Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.
  6. Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *