Forte chuva causa alagamentos e afeta circulação de trens na Grande São Paulo
Toda a cidade de São Paulo ficou em estado de atenção. Segundo a CPTM, a linha 10-Turquesa teve pontos afetados pelo temporal.
Linha 10-Turquesa da CPTM na Grande São Paulo — Foto: Reprodução
A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo neste domingo (12) deixou pontos de alagamentos e em estado de atenção todas as áreas monitoradas pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas.
O estado de atenção para alagamentos acabou às 19h10. No decorrer da tarde havia seis pontos ativos de alagamentos intransitáveis e um transitável. Na Avenida Itaquera, nos dois sentidos, o trecho ficou alagado.
Na Vila Mariana, a Avenida dos Bandeirantes, no sentido Imigrantes, e a Avenida Vinte e Três de Maio
“O calor e a chegada da brisa marítima geraram uma linha de instabilidade sobre a Grande São Paulo, provocando pancadas de chuva desde Cotia até Poá. De acordo com os dados do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo, os pontos mais fortes atingem as Zonas Oeste, Norte e Leste da Capital paulista, principalmente as Subprefeituras do Butantã, Vila Maria Guilherme e Penha. Devido a baixa velocidade de deslocamento as chuvas devem continuar sobre estas regiões nas próximas horas, o que eleva o potencial para alagamentos e inundações”, aponta o CGE.
Corpo de Bombeiros informou que foram registrados oito chamados por quedas de árvores e dez para enchentes, sem vítimas.
Grande São Paulo
Segundo a CPTM, na linha 10-Turquesa, por volta das 16h, foram identificados pontos de alagamentos entre as estações Santo André e Ribeirão Pires, na Linha 10-Turquesa da CPTM, interrompendo a circulação dos trens no trecho.
O sistema Paese foi acionado para auxiliar os passageiros no trecho.
Previsão
A próxima semana segue com sol entre nuvens e tempo abafado com pancadas de chuva ao fim do dia, explica o CGE.
Na segunda-feira (13), o sol aparece entre nuvens. As mínimas oscilam em torno dos 19°C, enquanto as máximas podem superar os 29°C. O calor e a chegada da brisa marítima devem provocar pancadas de chuva entre o meio da tarde e o início da noite, com descargas elétricas, rajadas de vento e intensidade variando entre moderada e forte.
Fonte: g1