Secretário de Habitação de SP defende aluguel social para moradores de área de risco, reocupação do Centro e fortalecimento da CDHU

Segundo Marcelo Branco, governo ainda faz levantamento das famílias que residem em áreas de risco no estado e prevê programa de moradia em unidades alugadas ou abrigos.


Bom Dia SP entrevista o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo

Marcelo Branco, novo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do estado de São Paulo, defendeu nesta quinta-feira (5), em entrevista ao Bom Dia SP, o aluguel social como solução emergencial às famílias que residem em áreas de risco.

Segundo Branco, a pasta ainda faz um levantamento do número de pessoas que vivem nessas condições.

“Nós estamos fazendo um levantamento bem apurado dessas situações e nós vamos dar uma solução que seja o mais rápido possível e que seja com atendimento de moradia. Não é esperar um programa de construção de novas habitações. Se eles estão em situação de risco, nós vamos ter programas que coloque em aluguel social, que tenha outras soluções de moradia”.

Ele não explicou como tampouco quando um programa estadual voltado para essas pessoas será colocado em prática.

Marcelo Branco, secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Regiões como o Jardim Pantanal, na Zona Leste da capital paulista, sofrem com alagamentos há décadas. Cidades da região metropolitana também acumulam tragédias em períodos chuvosos.

Nesta quinta (5), moradores do Jardim Pantanal precisaram percorrer ruas cobertas de água após temporal da madrugada. Vias das cidades de Franco da Rocha e Caieiras seguem com bloqueios por conta de alagamentos.

Ocupação do Centro

Durante a entrevista, o secretário também disse ser favorável à ocupação de prédios ociosos no Centro da capital paulista.

Na avaliação de Branco, o estado tentou, de uma forma muito acertada, levar secretarias e serviços para a região, mas é preciso investir em moradia na área.

“Se você não tiver com gente morando ali, você não consegue fazer com que esse ciclo permaneça pelos finais de semana, pelas férias, então, fica um centro vazio e fantasma durante a noite.”

“Acho que o mix de soluções é importante, você ter imóveis de renda mais alta com imóveis mais populares para que você também tenha qualidades e serviços de tipos diferentes e ofertas diferentes. Mas é absolutamente necessário e nós pretendemos fazer isso também.”

Fortalecimento da CDHU

Chefe da pasta, Marcelo Branco afirmou ainda que pretende transformar a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo (CDHU) em uma empresa de referência do estado.

“A minha diretriz de trabalho com a CDHU é exatamente próximo do oposto do que vinha sendo feito até agora. Eu quero transformar a CDHU em uma empresa de referência no planejamento urbano do estado de SP.”

O ex-governador João Doria (sem partido) tentou extinguir a CDHU. A proposta foi enviada pelo executivo em 2020 para Assembleia Legislativa do estado em um pacote de medidas de ajuste fiscal, foi aprovada e sancionada. A Companhia perdeu relevância na gestão anterior, mas não chegou a ser fechada.

Perfil do secretário

Formado em administração, Marcelo Branco é mestre em engenharia pela Poli (Escola Politécnica da USP). Na capital, foi secretário municipal de Transportes na gestão do então prefeito Gilberto Kassab.

Na gestão Kassab na Prefeitura de São Paulo, além de secretário, presidiu a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transportes (SPTrans).

Foi também secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, período em que presidiu a Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo (EMURB).

Trabalhou como diretor da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB), além de secretário-adjunto municipal e estadual de Habitação, e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado (CDHU).

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *