Pessoas recusam a participar do Censo do IBGE

São Paulo é o estado com maior taxa de pessoas que se recusam a participar do Censo 2022 do IBGE

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, 35% da população da Região Metropolitana de São Paulo não respondeu a pesquisa; moradores podem usar o serviço Disque-Censo 137. IBGE quer finalizar levantamento até o final de janeiro.


Recenseadoras durante Censo 2022 — Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

Recenseadoras durante Censo 2022 — Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pretende encerrar a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022 no fim de janeiro e início de fevereiro devido à ausência dos moradores em casa e a recusa do atendimento. Até o momento, o Brasil está com 86,4% da população recenseada.

Com 5,42%, São Paulo é o estado onde as pessoas mais se recusaram a responder a pesquisa. A taxa é quase o dobro da média do Brasil, que está em 2,82%. Além disso, 35% da população da região metropolitana da capital paulista não respondeu a pesquisa.

Assim, para melhorar os dados, o serviço Disque-Censo 137 foi criado e será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. Todo o estado de SP está coberto.

Como funciona?

Lançado em 30 de novembro no Piauí e em Sergipe, o Disque-Censo 137 é inédito na história dos censos demográficos do IBGE. O serviço recebeu mais de 430 chamadas até 23 de dezembro.

O 137 é um telefone disponibilizado ao IBGE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e configura um serviço de utilidade pública.

As ligações são recebidas por atendentes de uma central de atendimento específica para esse serviço. Para o atendimento, o IBGE conta com 120 agentes censitários de pesquisa por telefone, trabalhando todos os dias (incluindo fins de semana e feriados), das 8h às 21h30.

Disque-Censo do IBGE — Foto: TV Globo/Reprodução

Disque-Censo do IBGE — Foto: TV Globo/Reprodução

Ao receber a ligação, os atendentes pedem que o morador se certifique de que nenhuma outra pessoa que reside no domicílio respondeu ao Censo, pois basta que um morador forneça as informações por todos.

Caso o morador confirme que ninguém no domicílio respondeu, a ligação prossegue e o atendente solicita o endereço para verificação.

A partir da conferência no banco de dados, o atendente informa ao morador se o endereço consta como visitado ou não.

Se o domicílio tiver sido visitado, a informação é passada ao morador e o atendimento é encerrado. Caso o endereço não tenha sido visitado, o atendente informará que um recenseador irá presencialmente ao domicílio.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *