Após devolução de Kombi furtada, ONG retoma ação social com doações para pessoas em situação de rua em SP
Veículo foi recuperado na madrugada de segunda (24), e ONG faz campanha para consertá-lo.
Voluntários do Projeto Fazer o Bem carregam van emprestada para entregar marmitas a pessoas em situação de rua no Centro de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
A organização não governamental (ONG) da Zona Norte de São Paulo que teve uma Kombi de 1993 furtada retomou as ações sociais na noite desta terça-feira (25).
O Projeto Fazer o Bem distribuiu 180 marmitas e 150 pães para pessoas em situação de rua no Centro de São Paulo.
Os mantimentos seriam distribuídos no sábado (22) para um grupo de afegãos que está instalado no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Porém, o veículo utilizado pela ONG foi furtado na madrugada de sexta-feira (21).
Voluntários da ONG Projeto Fazer o Bem organizam doações de alimentos para ser entregues no Centro de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
Na segunda (24), após ampla divulgação do furto, o veículo foi recuperado, mas sem alguns dos bancos, com as rodas e retrovisores trocados e parte da faixa lateral vermelha recoberta por tinta branca. O veículo também está sem placa. Por isso, a doação foi retomada nesta terça com um carro emprestado.
O Projeto Fazer O Bem iniciou uma campanha para arrecadar fundos e conseguir realizar os reparos. A Kombi foi comprada por R$ 5 mil pelo grupo e é usada para distribuir alimentos e roupas para a população em situação de rua na capital e na região metropolitana.
Kombi de ONG que havia sido furtada na Zona Norte é encontrada abandonada na Zona Leste — Foto: Divulgação/Projeto Fazer O Bem
A ONG já arrecadou mantimentos para ações também em outros estados e ajudou, por exemplo, as vítimas da chuva na Bahia, em janeiro, as de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, em fevereiro, e as de Petrópolis, no Rio de Janeiro, em março.
Furto
O furto foi registrado no 19º Distrito Policial (DP), Vila Maria. O encontro do veículo foi comunicado ao 22º DP, São Miguel Paulista. Até a última atualização desta reportagem, nenhum suspeito pelo crime foi identificado ou preso.
A Kombi foi encontrada por uma pessoa que não quis se identificar, mas que procurou o projeto. O veículo estava abandonado na Rua Consus, na Vila Jacuí, distante cerca de 25 quilômetros do local de onde foi furtado, na Rua Moreira de Vasconcelos, na Vila Maria.
Na página do Projeto Fazer O Bem no Instagram (@projeto_fazer_obem) foram colocadas fotos da Kombi furtada e informações pedindo para quem soubesse do paradeiro dela que entrasse em contato com a ONG.
Kombi furtada era usada para ajudar a distribuir alimentos e roupas para população de rua em São Paulo — Foto: Reprodução/Instagram/Projeto Fazer O Bem
O furto repercutiu nas redes sociais e ajudou na localização do veículo: a pessoa que a encontrou tinha visto o caso em uma reportagem da TV Globo e decidiu entrar em contato com os voluntários.
ONG tem veículo roubado e fica sem distribuir doações
A Polícia Civil analisa câmeras de segurança que gravaram dois suspeitos de terem furtado a Kombi. As imagens mostram os homens passando pela manhã na rua em que o veículo estava estacionado na Zona Norte. Em um momento, quando um deles se aproxima do automóvel, o vídeo congela a imagem sem mostrar o que acontece. Depois a filmagem continua sem a Kombi, que aparece sendo levada.
“Sem ela o projeto não anda porque é o único transporte que a gente tem. A gente vai para o aeroporto finalizar a ação que a gente não conseguiu fazer no sábado e também ajudar as famílias que precisam”, falou Reginaldo Silva Junior, o Juninho, um dos voluntários do projeto.
Kombi furtada prejudicou distribuição de mantimentos para população carente — Foto: Reprodução/Projeto Fazer O Bem
Fonte: G1