‘O cheiro diminuiu completamente’, diz Rodrigo Garcia sobre Rio Pinheiros

Ele afirmou que rio está ‘completamente recuperado’. Governador e candidato à reeleição pelo PSDB foi o segundo postulante ao Palácio dos Bandeirantes entrevistado pelo SP1.


Rodrigo Garcia (PSDB) fala sobre limpeza do Rio Pinheiros

Rodrigo Garcia, governador de SP e candidato à reeleição pelo PSDB disse, em entrevista ao SP1 nesta terça-feira (13), que considera o Rio Pinheiros um rio urbano despoluído.

“Estamos recuperando as margens do Rio, hoje nós temos milhares de pessoas que estão usando a ciclovia. O cheiro – eu moro em frente ao Rio Pinheiros – na minha opinião, diminuiu completamente”, afirmou.

“Eu acabei de passar no Rio Pinheiros ontem pela manhã. Foi feito investimentos de mais de 600 mil casas que foram ligadas no esgotamento sanitário no entorno da bacia do Pinheiros, isso é maior do que uma cidade como Campinas. Despejava esgoto a céu aberto, hoje, não despeja mais, a gente trata esse esgoto. Quando você mede o DBO que é a quantidade de oxigênio por metro cúbico, o Rio Pinheiros tinha mais de 60 unidades de DBO por metro cúbico, hoje tem menos de 30, portanto, menos de 30 é um rio urbano limpo. Não sou eu que considero, são os especialistas e ambientalistas.”

O candidato afirmou ainda que segundo medições da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), dos 30 pontos que a companhia mede, dois deles em julho, estavam abaixo da média de 30, o que seria considerado um rio limpo.

“O rio está completamente recuperado agora, não é um trabalho que acaba. Para você despoluir um rio você precisa para de poluir, que é o que está acontecendo, nós ligamos 600 mil casas no esgotamento sanitário para limpar o Pinheiros, vamos evitar que invasões em novas residências despejem, nós precisamos então tratar os seus afluentes”, afirmou.

Um levantamento da Universidade de São Caetano feito entre maio e junho mostrava que, de 8 pontos de coleta de água no Pinheiros, só 2 tinham oxigênio suficiente para vida.

Em março deste ano, um relatório divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica apontava que seis rios e córregos da cidade de São Paulo estavam com o resultado da água ruim ou péssima. Os três piores locais foram em trechos do Rio Pinheiros.

Meta de despoluição cumprida

Rodrigo Garcia que do “ponto de vista de ligação sanitária” considera que o Rio Pinheiros está com a meta de despoluição cumprida.

“Agora é um trabalho permanente. A natureza se regenera quando você deixa de prejudicá-la, que é o que está acontecendo aqui no Rio Pinheiros e, a cada momento, o rio vai melhorar, tanto é que já tem vida aquática no Rio Pinheiros”, afirmou.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *