PF faz operação em SP contra organização suspeita de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro

São cumpridos 29 mandados de prisão preventiva e 34 mandados de busca e apreensão na capital, em Santos, no Rio, em Nova Iguaçu, no DF e em Maringá. Grupo atuava no transporte rodoviário de cargas e transportava as drogas no meio de frutas ou cimento; uma das cargas apreendidas é do traficante André do Rap.


Operação da PF contra tráfico internacional de drogas — Foto: Divulgação

Operação da PF contra tráfico internacional de drogas — Foto: Divulgação

A Polícia Federal realiza, na manhã desta quarta-feira (17), uma operação contra organização criminosa responsável envolvida no tráfico internacional de drogas e em esquema de lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, o grupo atuava no transporte rodoviário de cargas e transportava a droga no meio de mercadorias como frutas ou cimento.

Uma das cargas de cocaína apreendidas durante a investigação era do André do Rap, o narcotraficante André Oliveira Macedo foragido desde outubro de 2020 depois que ser solto pelo STF.

Os policiais cumprem 29 mandados de prisão preventiva e 34 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Santos, Rio, Nova Iguaçu, DF e Maringá.

A Justiça determinou o bloqueio de ativos financeiros de R$ 500 milhões, bloqueio de veículos e sequestro de, pelo menos, 18 imóveis com valor estimado superior a R$ 25 milhões.

Também foi determinada a suspensão da atividade econômica de 1 contador e 19 empresas, com ordem de lacração dos estabelecimentos.

Histórico

A investigação foi iniciada em julho de 2020. À época, foram apreendidos 7.736 Kg de cocaína em ações nos estados de Sergipe, São Paulo, Mato Grosso e Rio de Janeiro, além de 28 veículos (caminhões, semirreboques e automóveis).

21 pessoas foram presas em flagrante por crime de tráfico de drogas no período da investigação.

Da fronteira boliviana, as drogas seguiam em compartimentos ocultos de caminhões até São Paulo e Rio de Janeiro, e eram transportadas em veículos utilitários para regiões portuárias, como Santos e Itaguaí, para serem enviadas em navios para a Europa.

Operação da Polícia Federal contra tráfico internacional de drogas — Foto: Divulgação

Operação da Polícia Federal contra tráfico internacional de drogas — Foto: Divulgação

Uma carga de 1.200 Kg de cocaína que foi apreendida na Bélgica em dezembro de 2020, oculta em bags de cimento, também está sendo investigada.

Dentre as apreensões destacam-se 652 Kg de cocaína localizados em Comodoro, próximo à fronteira boliviana, em setembro de 2020; 2.466 Kg de cocaína em Duque de Caxias, em dezembro de 2020; e 641 Kg de cocaína em Itaguaí, em setembro de 2021, em meio a uma carga de mangas.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *