Varíola dos macacos: Batatais, SP, confirma primeiro caso em profissional de saúde

Segundo Prefeitura, homem atua no município, mas é de Ribeirão Preto. Ele e pessoas próximas são monitorados pelas autoridades.


A Secretaria Municipal de Saúde de Batatais (SP) informou neste sábado (6) ter recebido a primeira confirmação de caso positivo da varíola dos macacos no município.

De acordo com as autoridades municipais, trata-se de um homem, um profissional de saúde que atua na cidade, mas que é de Ribeirão Preto (SP).

Segundo a Prefeitura, o paciente tem quadro clínico estável, com sintomas leves e poucas lesões, e tem sido monitorado, assim como pessoas próximas.

Imagem de microscópio mostra vírus causador da varíola do macaco — Foto: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC via AP

Imagem de microscópio mostra vírus causador da varíola do macaco — Foto: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC via AP

A Secretaria da Saúde orienta os moradores a observar sintomas da doença sobretudo lesões na pele e em caso de viagens a locais com confirmações da doença, e a procurar uma unidade de saúde em caso de suspeita.

Na região, além de Batatais, Ribeirão Preto (SP) e Sertãozinho (SP) também confirmaram casos de varíola dos macacos.

Varíola dos macacos

Apesar do nome, a doença viral não tem origem nos macacos, apenas foi identificada pela primeira vez nesses animais. A transmissão pode ocorrer através do contato com animal ou humano infectado. Os principais sintomas são:

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *