Janela aberta: Palmeiras trabalha para manter titulares, reforça ataque e procura meio-campistas
Verdão vai inscrever López e Merentiel nesta segunda-feira; diretoria não pensa em negociar destaques do time de Abel Ferreira, mas pode vender Gabriel Veron
O Palmeiras enfrenta o Cuiabá, às 20h desta segunda-feira, no Allianz Parque, pelo Brasileirão, ainda sem poder contar com os atacantes José López e Miguel Merentiel. Será o último jogo da equipe de Abel Ferreira sem os reforços que vão impactar o setor ofensivo do Verdão.
A chegada de um camisa 9 era um pedido da comissão técnica desde a temporada passada. Na ausência de um nome em alta para o setor, o que obrigou Rony a ser improvisado na função, o time agora ganha duas opções que podem representar uma maior variação ao ataque.
Os estrangeiros têm causado expectativa no dia a dia do Verdão por causa do desempenho nos treinamentos. A ideia de antecipar a chegada dos dois, mesmo com a janela de transferências fechada, foi para facilitar a adaptação e dar um prazo maior de preparação antes da estreia.
Leila Pereira, presidente do Palmeiras, conversa com Abel Ferreira — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras
Com Merentiel dono da camisa 9 e López vestindo a camisa 18, Abel Ferreira pode usar os reforços para mudar o estilo de jogo do time. Rony, quando recuperado, tem chances de voltar a ser utilizado pelo lado esquerdo na vaga de Gustavo Scarpa ou pelo lado direito no lugar de Dudu.
O clube já avaliou no mercado outras opções para o meio de campo: uma alternativa mais defensiva para a vaga do lesionado Jailson e um novo nome para a criação.
Esta segunda peça será uma realidade, mas pode ficar para 2023. Gustavo Scarpa assinou pré-contrato para atuar pelo Nottingham Forest, da Inglaterra, a partir do dia 1º de janeiro. O Palmeiras decidiu abrir mão de um retorno financeiro com uma liberação imediata e priorizou o lado esportivo ao decidir manter com o atleta até o fim do vínculo.
As opções para o ataque do Palmeiras — Foto: ge
No setor de criação, Abel Ferreira conta com Raphael Veiga e Gustavo Scarpa. Quem também tem sido testado em uma posição avançada é Atuesta.
A abertura da janela de transferências também pode movimentar os bastidores do clube no sentido de saída. A presidente Leila Pereira afirmou publicamente que não vai abrir mão de nenhum titular antes do término da atual temporada, mas há possibilidade de o clube receber propostas.
Danilo segue em alta no mercado europeu, que tem neste momento sua principal janela de negociações. Ele já foi apontado como alvo de clubes da Inglaterra, da Espanha e da Itália, mas o Verdão aposta em uma valorização após a primeira convocação para a seleção brasileira.
Gabriel Veron tem um caminho que pode ser considerado mais fácil para uma negociação imediata ou em um futuro próximo. O Palmeiras foi procurado por um representante do Porto, de Portugal, e por um clube inglês, que manifestaram interesse na contratação do atacante.
O elenco profissional comandado por Abel Ferreira conta atualmente com 26 atletas no grupo, além dos atletas de apoio, casos dos zagueiros Lucas Freitas e Naves, dos laterais Garcia e Vanderlan, dos meio-campistas Pedro Bicalho, Fabinho e Jhon Jhon e dos atacantes Giovane e Gabriel Silva.
Fonte: Ge