‘Apaguei’, diz garoto de 14 anos que acusa segurança de shopping de SP de quebrar seu nariz após amigos desligarem escadas rolantes

Adolescente aparece em vídeo e fotos com rosto sangrando após ser agredido por chefe de segurança do Santana Parque Shopping, na Zona Norte. Funcionário alega que revidou. Direção afastou empregado.


Adolescente que aparece sangrando em vídeo acusa segurança do Santana Parque Shopping de agressão — Foto: Reprodução/Redes sociais

Adolescente que aparece sangrando em vídeo acusa segurança do Santana Parque Shopping de agressão — Foto: Reprodução/Redes sociais

“Eu apaguei.” Foi assim que um estudante de 14 anos descreveu o que aconteceu com ele após ter sido agredido, na noite de terça-feira (28), por um segurança do Santana Parque Shopping, na Zona Norte de São Paulo.

Segundo ele, Felipe Januário de Moura Coelho, de 26 anos, deu um soco no seu rosto, quebrou seu nariz e também lhe deu chutes.

O motivo? Segundo áudio gravado pela vítima, a pedido do g1, e enviado com consentimento de sua família, os amigos do garoto tinham atirado um dardo de arma de brinquedo no gerente de uma loja e depois desligaram escadas rolantes de dois andares do shopping enquanto eram perseguidos pelos seguranças.

“Aí ele [segurança] veio e perguntou: ‘Quem que desligou a escada rolante?’ Aí eu falei: ‘Não sei quem desligou’. Ele segurou no meu braço, aí começou a me bater”, disse o adolescente. “Me deu um soco, eu devolvi o soco pra tentar me soltar, pra sair correndo. Ele me segurou, derrubou no chão, começou a me encher de bicuda. Ele acertou na minha cara, e eu apaguei.”

Segundo o estudante, seus amigos contaram que o segurança continuou a agredi-lo, mesmo ele estando desmaiado no chão. “Quando eu acordei, eu estava todo ensanguentado e com muita dor. Eu tô com dor até agora.”

A Polícia Militar (PM) foi chamada por testemunhas e levou o agressor à delegacia. O garoto seguiu para o hospital, onde foi medicado e liberado. Ninguém foi detido. A Polícia Civil registrou a ocorrência como lesão corporal.

Apesar de o empregado ter alegado que bateu no adolescente para se defender dele, o estabelecimento comercial informou, por meio de nota, que afastou o segurança e pediu desculpas ao cliente (leia abaixo).

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o adolescente com o rosto inchado e alguns seguranças ao fundo. As imagens não gravaram o momento das agressões.

O que dizem família, especialista e ativista

Santana Parque Shopping afastou segurança acusado de agredir adolescente — Foto: Reprodução/Google Maps

Santana Parque Shopping afastou segurança acusado de agredir adolescente — Foto: Reprodução/Google Maps

A família do estudante usou as redes sociais para denunciar o caso e dizer que garoto teria de passar por cirurgia no nariz.

“Nada que ele tenha feito justifica um ato de crueldade como esse, estou em cacos”, disse ao g1 a irmã dele, Graziella Rossi, de 30 anos, que trabalha como gestora de operações na cozinha.

Para o advogado Ariel de Castro Alves, presidente do Grupo Tortura nunca Mais, o segurança deveria responder por tortura.

“Esse tipo de caso deve ser tratado como crime de tortura”, falou Ariel. “Nesses casos, além da responsabilização criminal do agressor, cabe ação de indenização por danos morais e materiais contra o shopping pelo ato ilícito e abusivo do segurança.”

O ativista Darlan Mendes, que é ligado a movimentos de direitos humanos, cobrou punição ao segurança. “Não justifica um segurança despreparado espancar um adolescente de 14 anos.”

O que diz o segurança

O g1 não conseguiu falar com Felipe para comentar o assunto até a última atualização desta reportagem.

Em seu depoimento no 72º Distrito Policial (DP), Vila Penteado, onde o caso foi registrado, ele afirmou que “é chefe de segurança do shopping” e o garoto e pelo menos dez adolescentes, amigos dele, estavam em grupo fazendo “algazarras, correndo, falando alto, adentro às lojas, importunando comerciantes”.

Ainda segundo Felipe, não é a primeira vez que o grupo faz confusão no shopping.

Garoto de 14 anos contou que segurança do shopping quebrou seu nariz — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal/Redes sociais

Garoto de 14 anos contou que segurança do shopping quebrou seu nariz — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal/Redes sociais

Ele contou que nesta última vez um funcionário de uma loja apertou “o botão de pânico” por causa do grupo de garotos. De acordo com o segurança, quando ele abordou o adolescente, este lhe disse que havia desligado as escadas rolantes.

“O chamando, em seguida, de ‘arrombado’ e ‘bunda mole’”, de acordo com Felipe. E quando o funcionário segurou o braço do garoto, este “lhe desferiu um soco” no rosto, machucando sua boca, “quebrando um pedaço de seu dente”.

Felipe falou que revidou o soco para se defender da agressão.

O que diz o shopping

Por meio de nota, o Santana Parque Shopping informou que afastou Felipe da sua equipe de segurança.

“O Santana Parque Shopping esclarece que afastou imediatamente o segurança que se excedeu durante atuação com um grupo de adolescentes, na noite da última terça-feira. A administração repudia qualquer ato de violência e admite que nada justifica a agressão sofrida pelo menor envolvido. Em contato com a família do jovem, o shopping se solidarizou e ofereceu a assistência devida. O Santana vem à público reforçar seu pedido de desculpas ao menino e se compromete com a sociedade a concentrar todos os esforços para que atitudes como essa não voltem a acontecer. Esta abordagem não condiz de nenhuma forma com as orientações e boas práticas adotadas pelo shopping e será intensificada em todos os treinamentos de rotina para as equipes de segurança.”

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *