Empresário Walter Taverna morre em SP aos 88 anos

Ele morreu no domingo (29) em decorrência de uma pneumonia. Desde 1995, era um dos organizadores da tradicional festa realizada em 25 de janeiro no Bixiga.


Thais Taverna — Foto: Thais Taverna/Arquivo pessoal

Thais Taverna — Foto: Thais Taverna/Arquivo pessoal

O empresário Walter Taverna, um dos responsáveis pelo Bolo do Bixiga, tradição do aniversário da cidade de São Paulo, morreu no último domingo (29) aos 88 anos em decorrência de uma pneumonia.

Segundo a neta Thais Taverna, ele estava internado desde quinta-feira (26) no Hospital Sancta Maggiore, no bairro do Paraíso, Zona Sul de São Paulo. Ela conta que seu Walter também estava debilitado por conta da Doença de Parkinson.

O corpo do empresário será velado nesta segunda-feira (30) no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, a partir das 9h. O enterro acontece no Cemitério do Araçá, no Pacaembu, às 14h.

A história do Bolo do Bixiga começou em 1986, quando São Paulo completou 432 anos. A festa foi idealizada por Armando Puglisi, o Armandinho do Bixiga, e, inicialmente, cada morador levava um bolo.

Em 1995, após a morte de Armandinho, Walter Taverna assumiu a organização da festa, que incluía o bolo com um metro para cada ano da cidade.

Festa do Bolo do Bixiga em 2017 marcou volta do bolo gigante após nove anos — Foto: Nilton Fukuda/ESTADÃO Conteúdo

Festa do Bolo do Bixiga em 2017 marcou volta do bolo gigante após nove anos — Foto: Nilton Fukuda/ESTADÃO Conteúdo

O bolo do Bixiga chegou a entrar para o Guiness, o livro dos recordes, por conta de sua extensão e por ser consumido em cerca de 30 segundos.

Nos últimos dois aniversários da São Paulo, o bolo não foi servido para evitar aglomerações devido à pandemia. Em 2022, a festa foi substituída por doações a famílias carentes da cidade.

Proprietário de cantinas por mais de 30 anos, seu Walter também foi um dos fundadores da Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista, distrito onde o Bixiga está localizado.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *