Academia x Cotia: Palmeiras aposta em Danilo, enquanto São Paulo brilha com garotos em alta

Verdão vê jovens perderem espaço e só o volante se garantir como titular; Tricolor faz movimento contrário e conta com crescimento de revelações pelo título do Paulista


Há um ano, quando Palmeiras e São Paulo decidiam o Paulistão de 2021, o Verdão tinha vários garotos badalados, que haviam sido fundamentais no título da Libertadores meses antes.

Hoje as duas equipes estão novamente na decisão da competição, mas o cenário mudou. Enquanto o São Paulo aposta em muitos jovens como Pablo Maia, Diego Costa, Rodrigo Nestor, entre outros, o Palmeiras conta com apenas um garoto vivendo grande momento: o volante Danilo.

Academia ou Cotia? Palmeiras só tem um garoto titular, e São Paulo aposta em nova safra — Foto: ge

Academia ou Cotia? Palmeiras só tem um garoto titular, e São Paulo aposta em nova safra — Foto: gehttps://0c5e3c2e2a67f870f153beac4ef11392.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O único “cria” titular

Na derrota por 3 a 1 no jogo de ida, no Morumbi, ele ficou fora por conta de lesão na coxa. Com isso, o Palmeiras não teve nenhum jogador revelado pelo clube como titular. Hoje, Danilo é o único entre as “Crias da Academia”, como são conhecidos, com lugar garantido na equipe. Virou ídolo dos torcedores e desejado por clubes europeus.

Após serem fundamentais na conquista da Libertadores de 2020, Gabriel Menino e Patrick de Paula caíram de produção e perderam lugar no time. A chegada de reforços mais experientes e o desempenho ruim em campo fizeram a dupla sumir sob comando de Abel Ferreira.

Tanto que Patrick já foi vendido ao Botafogo, e Menino fez apenas quatro jogos na atual temporada, sendo dois como titular.

Danilo durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco

Danilo durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Grecohttps://0c5e3c2e2a67f870f153beac4ef11392.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Dos outros garotos que brilharam, sobretudo em 2020, ninguém além de Danilo conseguiu se firmar. Wesley e Gabriel Veron hoje são apenas opções de banco e entram no decorrer das partidas. O zagueiro Renan, titular na final do Paulista do ano passado, está sendo emprestado ao Bragantino.


+ Leia mais notícias sobre o São Paulo
+ Leia mais notícias sobre o Palmeiras

No primeiro jogo, a falta que Danilo faz ao time do Palmeiras ficou evidente. Ele deve voltar para a decisão do próximo domingo. Para dar uma nova cara ao meio de campo do Palmeiras e representar as “Crias da Academia”.

Gabriel Veron e Wesley durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco

Gabriel Veron e Wesley durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Grecohttps://0c5e3c2e2a67f870f153beac4ef11392.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Garotos de Cotia em alta

Desde que construiu o CT de Cotia para as categorias de base, quase 20 anos atrás, o São Paulo teve os jovens formados em casa com lugar guardado em seu time principal. Nesse período, revelou várias atletas e arrecadou milhões com a venda dos direitos.

No começo desta temporada, porém, havia um sinal de que esse espaço aos garotos poderia encolher.

Pablo Maia em treino do São Paulo — Foto: Divulgação

Pablo Maia em treino do São Paulo — Foto: Divulgação

Depois de um final de 2021 muito ruim, sob uma inédita ameaça de rebaixamento até a penúltima rodada do Brasileiro, o técnico Rogério Ceni e o coordenador Muricy Ramalho cobraram reforços da diretoria, que pretendia fazer investimentos apenas modestos.https://0c5e3c2e2a67f870f153beac4ef11392.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Seis novos jogadores chegaram: Jandrei, Rafinha, Andrés Colorado, Patrick, Nikão e Alisson. As primeiras impressões eram de que nomes como Igor Gomes, Rodrigo Nestor e Gabriel Sara pudessem ser desalojados.

Ficou apenas na impressão. Desde a primeira rodada, com a decisão de Rogério Ceni de fazer um rodízio de atletas no Paulista, os garotos conquistaram lugar e colocaram alguns reforços no banco.

Rodrigo Nestor em treino no São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Rodrigo Nestor em treino no São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Gabriel Sara, que está lesionado, e Rodrigo Nestor foram mantidos no time e cresceram. Diego Costa, que enfrentava resistência da torcida, tomou o lugar do veterano Miranda na zaga. Igor Gomes, outro jogador sempre na mira das arquibancadas, superou as vaias com a confiança do treinador. Welington desbancou Reinaldo na lateral.https://0c5e3c2e2a67f870f153beac4ef11392.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Além desses, ainda surgiu Pablo Maia. Capitão do São Paulo na Copinha, em janeiro, errou no lance que gerou o gol do Palmeiras nas semifinais da competição. Foi chamado para treinar no time principal e deu a volta por cima.

Rapidamente se tornou titular para formar uma dupla com Nestor no meio de campo e ocupar o lugar de principal revelação do Paulistão.

No próximo domingo, no Allianz Parque, no jogo que definirá o campeão estadual, o São Paulo deve entrar em campo com cinco jogadores da base: Diego Costa, Welington, Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Igor Gomes – Sara, com uma lesão no tornozelo, dificilmente terá condições de ir a campo.

Com a vantagem de 3 a 1 obtida no jogo de ida, o Tricolor pode perder por até um gol de diferença para ser campeão. O Palmeiras precisa vencer por três para levar o título no tempo normal, ou dois para levar a decisão aos pênaltis.https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.508.0_pt_br.html#goog_336110791–:–/–:–

Melhores momentos: São Paulo 3 x 1 Palmeiras, pelo 1º jogo da final do Paulistão

Fonte: Ge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *